Hemoal está com apenas 20% do estoque de sangue

HemoalHemoal

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encontra-se com apenas 20% do estoque de sangue mínimo permitido, já que necessitaria de 300 bolsas, mas possuía apenas 60 até as 12 horas desta quarta-feira (13). Diante desta realidade, a direção do órgão faz um apelo aos alagoanos para que possam se candidatar à doação de sangue, uma vez que há risco iminente de serem suspensas cirurgias eletivas e transfusões nas maternidades e nos hospitais.

Desse total, não havia nenhuma bolsa AB positiva e B negativa, além de dispor apenas de duas bolsas de A e O negativas. Situação considerada “crítica” pela diretora do Hemoal, Verônica Guedes, já que além do sangue disponibilizado ao Hospital Geral do Estado (HGE), com o propósito de atender as vítimas de acidentes e de tiros, o órgão também fornece sangue para o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), que trata de vítimas da Dengue Hemorrágica e da Aids.

“Estamos extremamente preocupados, pois tivemos uma redução drástica nas doações de sangue, principalmente porque estamos no período de férias e também o tempo chuvoso dificulta a locomoção das pessoas. No entanto, pedimos que a população reflita que o sangue não é fabricado artificialmente e, sem ele, muitas pessoas podem vir a falecer”, alerta Verônica Guedes.

Ainda de acordo com ela, para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 65 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário se dirigir ao Hemoal ou ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) acompanhado dos pais ou portando uma autorização para realizar a doação de sangue, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, que o candidato à doação compareça ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

O Hemoal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. O órgão está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Já no Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro da cidade, as doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos