Paulo Tamburini reforça importância de seminário

Dicom/TJPaulo Tamburini

Paulo Tamburini

Os objetivos e as perspectivas do Seminário Nacional Poder Judiciário e Segurança Pública foram os temas da coletiva concedida pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Paulo Tamburini, na manhã desta sexta-feira (15), na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O evento será realizado no próximo dia 25, tem o objetivo de estimular o debate e aprofundar as discussões acerca da segurança pública no país e as relações com todas as instituições que constituem o Estado.

“A iniciativa não tem o objetivo de traçar soluções para a problemática da segurança pública nem discutir estratégias. A ideia é estimular os debates acadêmicos, filóficos e práticos; criar um ambiente para busca de altarnativas”, explicou o conselheiro.

Por se tratar de um problema complexo que envolve inúmeros setores da sociedade, para o conselheiro o ambiente do seminário deve incentivar as políticas na área de segurança. “Precisamos de eventos como esse para fazer uma análise do cenário atual e assim visualizar os possíveis meios e soluções para o problema”, completou.

O evento reunirá ministros de estados, tribunais superiores, generais das Forças Armadas e representantes das principais associações nacionais da magistratura e órgãos ligados ao Poder Judiciário, como OAB, Ministério Público e Defensoria Pública. “Quando falamos em segurança pública ultrapassamos apenas o conceito de polícia. Diversos órgãos são essenciais para o sucesso de políticas nessa área. OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, além do Poder Legislativo e Executivo que vão garantir a execução de possíveis alternativas”, ressaltou o conselheiro.

Experiências

Em um dos paineis do evento serão discutidas as experiências de pacificação no Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Segundo Tamburini é um exemplo de êxito de políticas na área de segurança. “O Rio de Janeiro foi uma experiência que deu certo e mudou a realidade das mais de 500 mil pessoas que vivem naquelas áreas. O exemplo disso é que nos próximos dias o CNJ, o Governo do Estado do RJ e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro inaugura o 1º Complexo Judiciário na região”, exemplifica Paulo Tamburini.

O Seminário

O Seminário Nacional Poder Judiciário e Segurança Pública é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas por meio do site do evento, mediante preenchimento de formulários específicos para magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, imprensa e público em geral. Confira a programação e acesse o formulário de inscrição

Fonte: Dicom/TJ

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos