Na prorrogação, Peru supera Colômbia e quebra série de 14 anos

Miguel Ángel Bustamante/TerraPeru marcou duas vezes na prorrogação, venceu a Colômbia por 2 a 0 e garantiu a primeira vaga na semifinal da Copa América

Peru marcou duas vezes na prorrogação, venceu a Colômbia por 2 a 0 e garantiu a primeira vaga na semifinal da Copa América

O Peru é o primeiro semifinalista da Copa América de 2011. Diante da Colômbia, que desbancou a Argentina na primeira fase e liderou o Grupo A, a equipe comandada pelo uruguaio Sergio Markarián surpreendeu ao conseguir na prorrogação a vitória por 2 a 0 no Estádio Mario Alberto Kempes, quebrando um longo jejum do futebol do país. Conquistada a classificação, os peruanos enfrentarão agora o Uruguai, que passou nos pênaltis pela anfitriã Argentina por 5 a 4, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Dois lances foram cruciais para a incrível vitória peruana: no primeiro, aos 20min do segundo tempo, o astro colombiano Radamel Falcao García desperdiçou um pênalti e chutou para fora. Mantido o 0 a 0 ao final do tempo normal, o meia Carlos Augusto Lobatón abriu o placar para o Peru aos 11min do tempo extra, tirando proveito de uma saída atrapalhada do goleiro Luis Martínez e encaminhando a classificação. Juan Manuel Vargas fechou a contagem aos 6min do segundo tempo da prorrogação.

A vitória do Peru neste sábado representou o final de um jejum de 14 anos do país sem avançar à fase semifinal de uma edição de Copa América. A última vez havia sido em 1997, quando a seleção superou a Argentina nas quartas e se credenciou para enfrentar o Brasil. Os pupilos de Zagallo, que seriam campeões naquele ano, eliminaram os carrascos argentinos com com uma incrível goleada por 7 a 0. Desde então, a seleção peruana haviam sido batidos nas quartas de final das últimas quatro edições do torneio: 1999, 2001, 2004 e 2007.

A semifinal entre os peruanos com os uruguaios será disputada na terça-feira, às 21h45, na cidade de La Plata.

A prorrogação entre colombianos e peruanos para a definição do primeiro classificado à semifinal fez com que a Copa América tivesse tempo extra pela primeira vez em 18 anos. A última havia sido nas semifinais de 1993, quando Colômbia e Argentina empataram sem gols no tempo normal e também nos 30 minutos adicionais. Os argentinos levaram a melhor nos pênaltis por 6 a 5 e foram à decisão.

O jogo
Na última partida da Copa América de 2011 realizada na cidade de Córdoba, os 45 minutos iniciais não convenceram os torcedores de Peru e Colômbia que compareceram ao Estádio Mario Alberto Kempes. As duas seleções deixaram o gramado sob vaias, dado o alto número de erros e de poucas chances criadas. A melhor delas foi do ataque peruano, que aos 36min fez o goleiro Luis Martínez se esticar para salvar um chute de fora da área de Vargas.

O segundo tempo foi muito mais movimentado, especialmente por conta da melhora ofensiva da Colômbia, que passou a trabalhar a bola no campo de ataque e a levar perigo. O único susto pelo qual passou a equipe nos primeiros minutos se deu quando o volante Fredy Guarín chutou o chão e imediatamente sentiu o joelho; após ser atendido fora de campo, porém, o meio-campista retornou para a partida sem nenhuma lesão grave.

A melhor ocasião de gol para a Colômbia saiu aos 20min, quando o meia Dayro Moreno, ex-Atlético-PR, foi derrubado na área em um lance estabanado do zagueiro Alberto Rodríguez. O árbitro mexicano Francisco Chacon marcou pênalti, mas Falcao bateu mal: ele buscou o canto direito baixo do goleiro Fernández Valverde, mas errou o alvo e mandou para fora.

O pênalti perdido pelo camisa 9 não desanimou a Colômbia, que dois minutos depois voltou a ver o gol muito perto de acontecer. Mesmo bem marcado, Moreno arriscou de fora da área e carimbou a trave de Valverde. Já nos acréscimos, aos 46min, Guarín entrou na área e chutou forte; o goleiro peruano conseguiu tocar levemente na bola e ela explodiu no travessão, mantendo o placar empatado por 0 a 0 e forçando a prorrogação.

Com apenas 14 segundos do tempo extra, o Peru quase surpreendeu com Vargas, que chutou forte e cruzado e Martínez jogou para escanteio. A melhor oportunidade dos colombianos no primeiro tempo saiu dos pés do lateral esquerdo Pablo Armero, mas Valverde desviou a finalização do ex-palmeirense aos 8min.

A vitória peruana foi definida aos 11min, quando Vargas cobrou falta na área, Martínez saiu mal do gol, se chocou com o zagueiro Mario Yepes e não conseguiu interceptar o cruzamento. A bola sobrou nos pés de Lobatón, que, com a meta aberta, chutou firme no alto e abrir a contagem.

Desesperada para pelo menos forçar os pênaltis, a Colômbia foi contudo para o ataque e acabou se precipitando. Em uma saída de bola errada, o Peru saiu em contra-ataque, o atacante Paolo Guerrero disparou até a área e rolou para Vargas chutar forte e fazer 2 a 0.

Colômbia 0 x 2 Peru

Gols
Peru:
Lobatón, aos 11min do 1º tempo da prorrogação; Vargas, aos 6min do 2º tempo

Colômbia: Luis Martínez; Juan Zúñiga, Mario Yepes, Luis Perea e Pablo Armero; Carlos Sánchez (Jackson Martínez), Abel Aguilar (Teófilo Gutierrez), Fredy Guarín e Dayro Moreno; Gustavo Ramos (Hugo Rodallega) e Falcao García. Técnico: Hernán Gómez

Peru: Fernández Valverde; Renzo Revoredo, Alberto Rodríguez e Christian Ramos; Walter Vilcez, Adan Balbín, Paulo Cruzado (Josepmir Ballón), Luis Advíncula (Carlos Augusto Lobatón) e Juan Manuel Vargas; William Chiroque (Yoshimar Yotún) e Paolo Guerrero. Técnico: Sergio Markarian.

Cartões amarelos
Colômbia: Sánchez
Peru: Rodríguez, Advíncula

Árbitro
Francisco Chacon Gutierrez (México)

Local
Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba (Argentina)

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos