Sesau discute estratégias contra mortalidade infantil

Ascom/SesauSesau discute estratégias contra mortalidade infantil

Sesau discute estratégias contra mortalidade infantil

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) discutiram nesta terça-feira (19), estratégias para redução da mortalidade infantil em Alagoas. A reunião, que aconteceu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), contou com a presença dos integrantes do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

Durante o encontro foram apresentados os índices de partos por cesária que foram realizados em Alagoas durante no semestre deste ano. Também foi apresentado o mapa situacional de Alagoas em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e as Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e da Rede Cegonha, que deve ser implantado em Alagoas pelo Governo Federal.

De acordo com a coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, Socorro Marques Luz, medidas simples desenvolvidas pela atenção básica possibilitam a redução da mortalidade infantil. Ações que foram implementadas com a criação do Projeto Viva Vida, após a assinatura do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil.

Dados dos Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC) revelam que houve redução de 53% nos óbitos de crianças em relação aos anos de 2009 e 2010. O indicador mostra que em 2009 ocorreram 19 óbitos (taxa de 17,1) contra 10 mortes em 2010 (9,1) para grupos de mil nascidos vivos.

“Além da importância do pré-natal, as mães devem ser orientadas na hora do parto, incentivadas a amamentar seus filhos, vacina-los corretamente e tomar os cuidados para evitar doenças que podem levar à morte. Ações que dizem respeito à atenção básica, daí porque a importância de ações integradas junto a Estratégia de Saúde da Família e do apoio integral às maternidades”, frisou.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos