Governo discute construção de novo shopping

Agência AlagoasAgência Alagoas

Detalhes do projeto do novo shopping que será construído em Alagoas, o Parque Shopping Maceió, e do empreendimento multiuso Boulevard Parque foram apresentados ao Governo do Estado nesta quarta-feira (20). Em reunião conduzida pelo secretário Luiz Otavio Gomes, o Governo discutiu e apresentou soluções para as questões de energia, água e transporte necessárias para a construção e funcionamento do empreendimento das empresas Aliansce e Multiplan.

Em sua primeira etapa, o shopping contará com 200 lojas – sendo algumas inéditas em Maceió, quatro âncoras e oito megalojas –, praça de alimentação com vista para o mar, duas mil vagas de estacionamento e salas de cinema. Localizado no bairro Cruz das Almas, na Avenida Gustavo Paiva, o empreendimento irá gerar de 2.500 a 3 mil empregos diretos e tem inauguração prevista para novembro de 2012. Com área bruta locável (ABL) superior a 36 mil m² e três andares, os empreendedores ainda preveem duas ampliações futuras.

Para o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o novo shopping será uma âncora de desenvolvimento para a região. “O Estado tem dado os encaminhamentos necessários para a implantação do empreendimento e com os esforços das empresas Aliansce e Multiplan e do Governo de Alagoas, a inauguração pôde ser antecipada em cinco meses”, comemorou.

Durante a reunião, o diretor da empresa Aliansce discorreu sobre o apoio dado pelo Governo do Estado para dar celeridade à construção. “Na região Nordeste não há nada parecido com este shopping que será construído em Alagoas. Temos sido muito bem acolhidos pelo Governo, que tem feito o possível para viabilizar o empreendimento”, acrescentou.

Empreendimento multiuso

O empreendimento multiuso Boulevard Parque terá, além do Shopping Parque Maceió, lotes residenciais, comerciais e um parque. O complexo vai ocupar uma área de 199.866 m² e é formado por oito terrenos, sendo um para o shopping, três residenciais, três empresariais e um destinado à construção de área comunitária. O projeto, apresentado pelo diretor da Aliansce, Ewerton Visco, prevê a construção de 14 prédios e seis torres comerciais.

“Além dos visitantes, cerca de 12 mil pessoas irão trabalhar e morar neste complexo Boulevard Parque. Empreendimentos desse tipo são adotados em todo o mundo e possibilitam, através de uma estrutura de segurança e comodidade, o estabelecimento de relações de trabalho e convivência em um mesmo espaço”, ressaltou o diretor da Aliansce.

Andamento

Cerca de 80% da terraplanagem para a construção do shopping e de 50% para o empreendimento multiuso já foram concluídas. Na reunião desta quarta, secretários e técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Eletrobrás discutiram as áreas de energia, saneamento e transportes para a viabilização do empreendimento.

Em relação à energia, o corpo técnico da Aliansce irá discutir detalhes do projeto para fornecer, de forma detalhada, a demanda do novo shopping. “Já está sendo construída uma subestação no bairro de Stella Maris que irá atender a essa região, bem como um alimentador de energia que será concluído em dezembro deste ano”, afirmou Geraldo Dias, técnico da Diretoria de Planejamento e Expansão da Eletrobrás distribuição Alagoas.

A ampliação da rede de esgoto foi outro assunto tratado durante o encontro. A Casal solicitou a planta baixa do empreendimento, com o volume de água bruta e tratada que será utilizado, para fazer um estudo preciso da demanda do novo shopping. O vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Pedro Gilberto, destacou a implantação de uma rede de esgoto na área onde será construído o novo shopping.

Para ampliar o acesso viário ao Parque Shopping Maceió, o Estado trabalhará em parceria com o Município. Nesse sentido, o secretário adjunto da Seinfra, Fernando Nunes, discorreu sobre a Avenida Márcio Canuto, que ligará a Avenida Rotary à Juca Sampaio, a revitalização da rodovia AL 101 Norte e o projeto de duplicação da mesma. O superintendente da Política de Transportes da Seinfra, Manoel Messias, ainda ressaltou a construção de uma rota cicloviária na Avenida Gustavo Paiva.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos