Sistema Hórus é implantado nos municípios alagoanos

Ascom SesauAscom Sesau

Fruto de uma parceria entre o Cosems/AL, a diretoria de Assistência Farmacêutica da Sesau e o Ministério da Saúde, através do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos/DAF/SCTIE, o número de municípios utilizando o Sistema Hórus em Alagoas está cada vez mais ampliado nos últimos dois meses.

De acordo com Pedro Madeiro, presidente do COSEMS-AL, dentre as ações de apoio para o aumento da utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus cabe destacar as visitas técnicas “in loco” da Consultoria Externa do Ministério da Saúde e o fortalecimento da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde para o avanço da Assistência Farmacêutica e do Hórus em Alagoas.

“Após a assinatura da adesão e implantação do sistema nas Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Sesau, através dos técnicos da Diretoria de Assistência Farmacêutica, vai possibilitar a integração de estoques, em tempo real, além das solicitações de medicamentos para os programas estratégicos de tuberculose, hanseníase, imunoglobulina anti-Rh, insulinas e insumos para diabetes, onde todos serão realizados através do Hórus”, afirma Pedro Madeiro.

Para Suetônio Queiroz, consultor técnico do MS/OPAS, o apoio do Ministério da Saúde, realizado em parceria com as Secretaria Estadual e Municipais de Saúde, foi fundamental para a ampliação das implantações do Sistema Hórus nas CAF´s e Farmácias do SUS dos municípios alagoanos. “Passamos visualizar as dificuldades enfrentadas por cada município e com base nas discussões técnicas com as equipes locais e os secretários municipais de saúde, definimos as prioridades para as adequações da rede de CAF´s e farmácias locais, além de apoiá-los nas solicitações de medicamentos e insumos via Hórus para a coordenação da assistência farmacêutica estadual”.

Suetônio ressalta ainda a importância e a responsabilidade que Alagoas passa a ter no cenário nacional após ser definido como estado piloto para o desenvolvimento do Hórus Estadual em mais uma parceria do DAF/SCTIE/MS com as equipes da Sesau e Cosems-AL.

Representantes dos municípios de Quebrangulo e Lagoa da Canoa irão apresentar, nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília, para os técnicos e secretários de saúde dos estados e municípios os resultados deste piloto.
O presidente do Cosems/AL Pedro Madeiro informa ainda que com a adesão ao sistema Hórus a assistência farmacêutica em Alagoas entra definitivamente na era da inclusão digital, buscando ampliar e garantir o acesso aos medicamentos de forma mais segura e eficaz.

Nas últimas semanas, mais dois municípios aderiram ao Hórus: Cajueiro e Água Branca. Após as visitas técnicas, os municípios de Campo Alegre, Porto Calvo, Batalha e Olho D’Água das Flores já iniciaram a implantação, dando assim o primeiro passo para qualificação da gestão local da assistência farmacêutica e para a transparência no uso dos recursos públicos, visando ampliar o acesso aos medicamentos com o uso racional.

De acordo com a diretoria do COSEMS, após a oficina realizada em Maceió no último mês de abril, outros municípios iniciaram a implantação e vem ampliando a cada dia a operacionalização do sistema, a exemplo de Maceió que já implantou o Hórus no PAM Salgadinho (centro de especialidade) e inicia agora a fase de implantação na CAF e Unidades de Saúde. No município de Arapiraca, que já implantou o sistema na CAF Municipal, inicia-se a segunda fase de implantação através do Centro de Referência Integrado de Arapiraca -CRIA.

Já receberam a consultoria “in loco” para a implantação do Hórus os municípios de Campo Alegre, Porto Calvo, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Jacaré dos Homens, Olho D’Água das Flores, Monteirópolis, Batalha, Atalaia, Satuba, Santana do Ipanema e Capela.

Para oferecer mais apoio aos municípios, o Ministério da Saúde acaba de lançar o ensino à distância para o sistema, o chamado EaD – Hórus, através da plataforma do UniverSUS e os técnicos que irão operar o sistema poderão realizar suas inscrições, até 10 de agosto, através de ofício com papel timbrado assinado pelo secretário(a) ou coordenador da assistência farmacêutica, nomes dos participantes, função e telefones de contatos. Mais informações pelo email: horus.daf@saude.gov.br ou pelos telefones 61- 3315.2590 e 3315.3594.

Fonte: Ronaldo Lima

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos