Quarta base comunitária da PM é inaugurada em Maceió

Presença do Governador era esperada pela população.

Alagoas24horasServiços foram prestados à comunidade durante inauguração

Serviços foram prestados à comunidade durante inauguração

A quarta base comunitária da Polícia Militar foi inaugurada na manhã de hoje 4, no bairro do Vergel do lago. Alguns serviços estavam sendo prestados à sociedade como corte de cabelo, exames de glicemia, expedição de documento de identificação entre outros. Apesar de o tráfico ser um dos principais fatores que contribuem para o crescimento dos índices da violência no local, lideranças comunitárias acreditam que a instalação da base deverá auxiliar no combate à criminalidade.

Além do prédio situado em terreno doado pela prefeitura – localizado na Praça Virgem dos Pobres- uma viatura e duas motocicletas servirão para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pelos 17 policiais que irão se revezar no atendimento à população. A base funcionará 24 horas e terá efetivo de pelo menos quatro policiais que farão turnos de 12 horas.

O presidente da Associação dos Moradores de Vergel do Lago, Ciron Araujo de Jesus, relatou acreditar que com a implantação da base os furtos realizados constantemente no entorno da praça deverão diminuir drasticamente. Para ele, o sigilo no ato das denúncias – que poderão ser feitas através do telefone 8802-3591 – será fundamental para a contribuição da população no combate ao crime.

O presidente da Associação dos Amigos do Vergel, José Antônio dos Santos, lembrou que com a viatura e as motos à disposição da comunidade do Vergel, os moradores ficarão mais seguros e em uma eventual perseguição a polícia terá mais chances de sucesso. “É importante lembrar que a base não tem caráter repressor. Os policiais estão aqui para conhecer a comunidade e mapear pontos de tráficos, casas com usuários, locais mais assaltados e coisas deste tipo, mas se for preciso a polícia agir eles estarão de prontidão para atender exclusivamente a comunidade do Vergel, com isso a população pode se sentir mais segura,” relatou Santos.

Por ser uma comunidade formada por muitas favelas, uma preocupação da polícia é com relação ao acesso a estas localidades. As motocicletas deverão ajudar os PMs a penetrar em locais de acesso mais difícil. Para o sargento Rocha, um dos PMs que ficará lotado na base de Vergel, o principal papel da polícia será o de interagir com a comunidade de modo socializador. “Temos que ganhar a confiança das pessoas. Nosso objetivo aqui é apenas de ajudar. Nosso trabalho deve se estender a todos, mulheres, crianças, idosos, à comunidade em geral. Só assim poderemos identificar quem são os marginais e, com isso, reduzir a criminalidade e garantir a segurança do restante dos moradores”, relatou o sargento.

A inauguração estava marcada para as 9h, até o momento que a reportagem do Alagoas 24horas esteve no local (12h), o governador ou outras autoridades responsáveis pela área de segurança não chegaram ao local para comentar o assunto.

Outras Bases

Além da base do Vergel do Lago, o Governo inaugurou este ano outras três unidades, localizadas Benedito Bentes, Jacintinho e Osman Loureiro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos