Bico Legal: audiência atrai representantes de militares

Alagoas24horasSecretário adjunto de Defesa Social, José Edsos, participa de audiência

Secretário adjunto de Defesa Social, José Edsos, participa de audiência

É maciça a presença de representantes de associações militares à audiência pública que discute a implantação da atividade delegada (Bico Legal) na capital alagoana. Além dos militares, representantes da área de segurança pública, vereadores e os consultores convidados pelo presidente da Casa, Galba Noaves (PRB), participam do debate que acontece na manhã desta sexta-feira, dia 5, no plenário da Casa de Mário Guimarães.

De acordo com Novaes, que abraçou o projeto de lei que legaliza a atividade do militar fora do horário de serviço, a audiência acontece para que a sociedade tenha todos os esclarecimentos sobre o tema. "Fala-se que esta Casa é uma caixa de ressonância da sociedade, então vamos discutir o tema da segurança pública, que afeta todos nós".

"Estamos todos presos, enquanto os bandidos estão soltos. A minha casa é um quartel, com muro alto, circuito de segurança, interfone, além de cães, porque não há segurança. Então vamos discutir o tema e quem achar ruim, venha fazer o contraponto", colocou o presidente do Legislativo Municipal.

Para prestar esclarecimentos sobre o Bico Legal, que se daria mediante convênio entre Estado e Município, o presidente da Câmara de Maceió convidou um major da Polícia Militar de São Paulo, Wagner Rodrigues, e o consultor em segurança, Reinaldo Japa Takarabe.

"Se deu certo numa cidade com 12 milhões de habitantes, porque não daria em uma cidade com 1 mihão?", questionou o vereador que vê na legalização da atividade uma saída ‘regulamentadora’ de uma atividade que já acontece no Estado.

Novaes, no entanto, reconheceu que a discussão sobre a segurança não seria prerrogativa da Casa, mas alegou que a questão é uma preocupação sua de longa data, inclusive com a defesa da criação da secretaria de segurança municipal.

O vereador também salientou a defasagem da remuneração dos militares em relação aos guardas municipais. Apesar da discussão na Câmara, vários segmentos já se mostraram contra o Bico Legal, entre eles o vice-governador José Thomaz Nonô (DEM) e o novo presidente do Conselho de Segurança, Paulo Brêda.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos