Governo leva ações de Estado para portadores de deficiência

O Governo realiza, no próximo dia 9, das 8h às 17h, na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), ação de Estado que levará aos associados da instituição documentos como carteira de identidade, registro de nascimento, carteira do trabalho, teste de tipagem sanguínea e atendimento do Procon, na área de defesa do consumidor. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas). Além das secretarias de Estado, o Tribunal de Justiça (TJ) também estará presente.

O presidente da Adefal, Luiz Carlos de Oliveira Santana destaca a importância da iniciativa para a instituição que comanda. “Será uma excelente oportunidade oferecida às pessoas com deficiência para que tenham acesso a documentos e a serviços prestados pelo Estado”, afirma, ao dizer que “o Governo estará facilitando o dia a dia; a vida dos nossos associados", ele diz, referindo-se principalmente a questão da acessibilidade, "que faz com que muitas vezes eles não consigam obter documentos fundamentais para o cidadão, como a carteira de identidade, do trabalho”.

A iniciativa, ressalta Luiz Carlos, marca também as comemorações pelos 30 anos da Adefal em Alagoas. Segundo ele, essa é a primeira vez que um Governo disponibiliza para a instituição documentos que poderão ser obtidos na sede da própria entidade, evitando o deslocamento dos portadores de deficiência e garantindo acessibilidade das pessoas a serviços que até então elas não dispunham. Luiz Carlos revela que uma média de 1.400 pessoas são atendidas por dia na Adefal, localizada na Rua Clementino do Monte, 312, Farol.

O secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo,afirma que o projeto visa levar à população, principalmente a mais vulnerável socialmente, serviços públicos nas mais diversas áreas, tais como: educação, saúde, assistência social e defesa do consumidor, entre outras. Ele ressalta que essa será a retomada de um projeto iniciado no primeiro mandato do governador Teotonio Vilela Filho.

“Desde 2007, quando o governador Teotonio Vilela assumiu o comando do Estado, a ação tem facilitado a vida das pessoas. Carteiras de trabalho, de identidade são documentos que as pessoas precisam, mas muitas vezes têm dificuldade de acesso, algumas vezes pela desinformação, de tal maneira que é preciso o Governo estar mais próximo. O Tribunal de Justiça tem sido importante parceiro do Poder Executivo com a realização de casamentos coletivos e registros de nascimento”, observa o secretário.”.

Fonte: Ascom Articulação Social

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos