Representante do MS se reúne com prefeitos na AMA

AssessoriaSecretário participou de encontro na AMA

Secretário participou de encontro na AMA

“A saúde não é um bem de mercado, mas um bem para todos, universal” afirmou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Helvécio Miranda, hoje (12), em reunião com os prefeitos e representantes da saúde, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O representante do ministério veio a Alagoas para discutir a rede de Assistência à Saúde, além de temas relacionados ao Programa de Saúde da Família (PSF).

Após visitar, dois hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital do Açúcar e o Sanatório, para conhecer a atual realidade das maternidades neonatais, Helvécio Miranda afirmou que a mudança na saúde é perceptível, mas ainda é preciso melhoras. “Quando assumi junto com o ministro Padilha, em janeiro, uma das primeiras vezes que tive que me pronunciar para imprensa foi sobre as maternidades neonatais, quando houve aquela crise nos hospitais de Alagoas. Hoje visitei o hospital do Açúcar e Sanatório e havia seis vagas, uma realidade diferente, até do sudeste.”, afirmou.

Apesar das melhoras, o representante do Ministério reconhece a necessidade de novos recursos, de aprimoramento da gestão, ter arranjos de organização do sistema com lógica, sem excessos, priorizando a atenção básica. “O SUS não pode perder a disputa para os planos, porque senão perderá o financiamento vindo da Emenda 29”, concluiu o secretário, que defendeu uma antiga luta dos prefeitos: a melhor distribuição dos custos e recursos na área da saúde. “Porém, é preciso fazer um diagnostico da situação atual e posteriormente um plano de ação, além de um contrato para definir a porcentagem de cada esfera governamental deve contribuir em recursos.”, concluiu.

Para o presidente da AMA, Abrahão Moura, conhecer a realidade de Alagoas é um dos principais passos para começar as mudanças. “Hoje, os municípios se encontraram sobrecarregados no que diz respeito aos recursos aplicados na saúde. Com a emenda 29 e uma melhor distribuição dessa renda é possível mostrar resultados ainda melhores, como, por exemplo, os PSF’s nos municípios”, afirmou Abrahão Moura.

Além dos prefeitos, participaram do encontro, na AMA, Célia Rocha deputada federal, Pedro Madeiro presidente do Cosems e o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Toledo.

Fonte: Ascom AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos