“Feira Camponesa Itinerante é um sucesso”, diz organizadores

Feira percorreu o Salvador Lira, Bebedouro, Santo Eduardo e Pinheiro.

Ascom/CPTAscom/CPT

Nos dias 11 a 13 de agosto, o bairro do Pinheiro em Maceió sediou mais uma edição da Feira Camponesa Itinerante, com a comercialização de vários produtos oriundos de assentamentos da reforma agrária da zona da mata e sertão alagoano. A ação foi promovida pela Comissão Pastoral da Terra e recebeu o apoio da Igreja Batista do Pinheiro e da Paróquia Menino Jesus de Praga.

Pessoas de várias idades e classes sociais oriundas da comunidade do Pinheiro e de outros bairros próximos foram prestigiar o evento. Também estiveram presentes: integrantes da associação italiana Pachamama, uma das importantes parcerias internacionais da CPT; Lenilda Lima, Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e Sandra Lira, representante estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os agricultores do Assentamento Todos os Santos em Água Branca, que participaram pela segunda vez desta versão itinerante ficaram surpresos com a receptividade dos consumidores. “O povo daqui compra as coisas mais rápido. Gostei muito deste local, trouxe 80 garrafas com mel do sertão e não sobrou nem meia dúzia”, disse Hélio Santos. Já Pedro Betinho, se arrependeu de não ter trazido mais produtos. “Mercadoria boa tem dono! Eu deixei uma base de 20 toneladas de abóbora na minha roça e não trouxe mais porque me disseram que essa feira era menor, mas vendemos tudo e se tivesse mais coisas, ia vender tudo”, lamentou.

Esse formato itinerante já percorreu os bairros de Salvador Lira, Bebedouro, Santo Eduardo e Pinheiro, sem qualquer apoio dos governos municipal ou estadual. “A iniciativa desta feira é da CPT e dos próprios feirantes que pagam o frete e trazem suas mercadorias, e o único apoio que temos são das igrejas que disponibilizam os espaços e também ajudam na divulgação. A cada edição, essa feira tem ganhado uma repercussão maior, e agora, em menos de dois dias tinha agricultor que já tinha vendido tudo! Outra prova do sucesso deste evento é o apoio que recebemos dos grandes veículos de comunicação”, destacou Heloisa Amaral, Engenheira Agrônoma da CPT.

“Os membros da Igreja Batista do Pinheiro recebem com muita alegria esse evento. Nós abrimos as portas da nossa Igreja para que a comunidade e os movimentos sociais possam manifestar suas ações, porque temos como princípios: formar discípulos de Jesus Cristo, exercitar a comunhão e a justiça social”, ressaltou Pastor Paulo Nascimento.

Na sexta-feira à noite, o público participou do bingo de uma cesta camponesa e conferiu a apresentação do trio de forró pé de serra Nó Cego que existe há dez anos, possui nove CDs e dois DVDs, e já se tornou uma tradição nas feiras camponesas. Ainda estão sendo comercializados no local: macaxeira, banana, farinha d’água, abóbora, mel do sertão, feijão, massa puba, galinha de capoeira, tapioca, beiju e pé de moleque. A feira termina nesse sábado (13.08) às 12h. Aberto ao público!

Serviço

Assunto: Feira Camponesa Itinerante
Data: 11 a 13 de agosto de 2010
Horário: Das 6h às 20h / No sábado até 12h
Local: Estacionamento da Igreja Batista do Pinheiro – Rua Miguel Palmeira, nº1300, Pinheiro. Maceió/AL.
Contatos: (82) 9126-1532 / 9127-5773

Fonte: Ascom/CPT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos