IML imuniza servidores contra doenças infectocon​tagiosas

Ascom/POALIML imuniza servidores contra doenças infectocon​tagiosas

IML imuniza servidores contra doenças infectocon​tagiosas

O Instituto Médico Legal Estácio de Lima realizou hoje, 18, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o dia de imunização dos servidores. A ação de saúde preventiva e de redução de riscos foi efetuada por uma equipe volante da SMS que aplicou vacinas antitetânicas e contra hepatite B.

A oferta dos serviços de saúde foi uma solicitação da diretoria administrativa do IML e foi tomada para evitar o risco de contaminação dos servidores. Isso ocorre porque quem trabalha no IML esta sujeito a graves problemas de saúde no local de trabalho pelo manejo de equipamentos perfuro cortantes e o pelo contato direto com material biológico de corpos de pessoas vivas e mortas.

Segundo o diretor administrativo, Carlos Burgos, a unidade além de receber corpos vítimas de violência e realizar exames de corpo de delito, os servidores do IML, durante o transporte e realização de exames cadavéricos, tem contato com corpos de pessoas, com o sangue e outros fluidos corpóreos que podem possuir doenças infectocontagiosas.

“Mesmo fornecendo todo o material de higiene, os funcionários do IML estão expostos ao risco de contágio por ser um trabalho arriscado, por isso, uma vez por ano realizamos essa ação de imunização”, afirmou Burgos.

Para Vanessa da Silva, chefe da equipe volante da SMS, a direção acertou em fazer a ação para os servidores, tanto o vírus da hepatite, como o do tétano fica a espera de uma porta de entrada para contaminar sua vítima. Ela alertou que os vírus da hepatite podem ser contraídos através da ingestão de alimentos e durante o manuseio dos corpos, onde as equipes ficam em contato com o sangue.

Já o tétano em locais de trabalho pode ser adquirido decorrente de acidentes, através da contaminação de ferimentos, mesmo que pequenos, com a bactéria transmissora da doença e que são encontrados no solo, poeira, e superfície de objetos metálicos. “Um simples corte em contato com o sangue de alguém já contaminado pelo vírus pode acontecer à transmissão da doença”, explicou Vanessa.

Mas de 90% dos servidores do IML participaram da ação preventiva que também foi estendida aos funcionários que atuam no Instituto de Criminalística e na direção geral da Perícia Oficial. A equipe da SMS voltará em um mês para aplicar a segunda dose das vacinas. Agora a direção do IML pretende realizar o dia de combate a gripe com a aplicação da vacina H1N1.

Fonte: Ascom/POAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos