Seinfra libera parte do tráfego na Av. Comendador Leão

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) informou, nesta quinta-feira (25), que o tráfego de veículos no cruzamento das avenidas Comendador Leão e Buarque de Macedo, no sentido Centro-Poço, volta a ser liberado até o próximo domingo (28). Na segunda-feira (29), a Seinfra já inicia a próxima etapa da obra de saneamento na região, quando o tráfego no cruzamento passa a ser parcialmente interditado no trecho Poço-Centro.

A obra de Recuperação, Substituição e Ampliação do Sistema de Esgoto de Maceió já possui 92% dos trabalhos concluídos, de acordo com o último relatório divulgado pela Superintendência de Obras da Seinfra. Mais de 250 mil moradores dos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Poço, Jaraguá, Trapiche e Centro são beneficiados.

De acordo com a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, embora o período chuvoso tenha dificultado a execução da obra, os trabalhos continuam avançando. “Caso as chuvas cessem completamente nas próximas semanas, os trabalhos no segundo trecho do cruzamento das avenidas serão finalizados até o próximo dia 16”, explica Sílvia Valéria Lima.

A obra

A obra compreende três etapas, perfazendo mais de seis quilômetros de extensão de rede de esgoto, dos quais 5,7 km já estão concluídos. A etapa de substituição das tubulações obsoletas, por sua vez, já está totalmente finalizada. A rede antiga de esgoto era composta de manilha de cerâmica e foi trocada por tubos de PVC, material mais durável, pois é mais resistente a corrosões, inclusive aos produtos químicos gerados em esgoto sanitário.

A segunda fase destina-se à recuperação dos tubos de concreto deteriorados ao longo dos últimos 30 anos, que vinham provocando afundamento do solo de algumas regiões da cidade e, consequentemente, causando acidentes nesses locais. O projeto inclui ainda a ampliação dos tubos coletores, cujos diâmetros passarão de 1.000 milímetros para 1.400 mm, garantindo, entre outros benefícios, o aumento da capacidade de escoamento do esgoto para o emissário submarino.

Ainda de acordo com a superintendente Sílvia Valéria Lima, a ação permite a melhoria do serviço de esgoto oferecido à população, solucionando problemas como o afundamento das ruas, causado pela deteriorização das antigas tubulações. “Assim, além de promover o saneamento, evitamos a ocorrência de acidentes e proporcionamos maior qualidade de vida aos maceioenses”, avalia.

Investimentos

Os investimentos em saneamento básico no interior e na capital de Alagoas têm sido prioridade da atual gestão do Governo do Estado, que já concluiu outras obras na área, como a implantação de novos anéis de distribuição de água, nos bairros da Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde e a rede de esgoto da Baixa Maceió, no bairro do Vergel. De 2007 para cá, o índice de cobertura da rede de esgoto dobrou de 24% para cerca de 40% em Maceió.

Segundo o secretário adjunto de Obras, Transporte e Logística da Seinfra, Messias Costa, os investimentos incluem recursos federais e estaduais na ampliação das redes de esgotamento. “A Seinfra tem executado obras de saneamento em todo o Estado, no interior e na capital, e tem cobrado das empresas construtoras que todos os acabamentos sejam realizados com perfeição dentro dos prazos estabelecidos”, informa Messias Costa.

Saúde

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, explica que os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de saneamento são essenciais também para o setor da Saúde

“É sempre importante lembrar que cada investimento que fazemos em saneamento implica na redução de gastos com tratamento de doenças contraídas por água contaminada pelo esgoto, como hepatite e cólera. Para evitar esses problemas, priorizamos a adoção de medidas de saneamento básico. Já praticamente dobramos o índice de cobertura na capital e no Estado, mas ainda há muito a se fazer para universalizar o saneamento”, ressalta Marco Fireman.

Em todo o Estado, estão sendo implantados mais de 130 quilômetros de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 quilômetros de rede de abastecimento de água, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos