Parlamento na Praça é marcado por reivindicações

Ascom CâmaraParlamento na Praça

Parlamento na Praça

A população do Benedito Bentes I e comunidades circunvizinhas tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (8), devido à realização do Parlamento na Praça, promovido pela Câmara Municipal de Maceió. O evento ocorreu na Praça Padre Cícero e contou com a presença de diversos líderes comunitários da região, além de toda a participação da sociedade local.

Os vereadores Netinho Barros (PSC) e Heloísa Helena (PSOL) entraram com requerimento pedindo a realização do Parlamento na Praça no Benedito Bentes. Barros iniciou a sessão agradecendo a presença de todos e o esforço da Casa em aprovar a petição, em plenário. “Eu e Heloísa Helena trouxemos o evento para cá por entendermos a necessidade de atenção que esta população tem. O grande número de pessoas que reside neste complexo é responsável por grande parcela do desenvolvimento da cidade de Maceió e é por esta e outras razões que a comunidade merece ser tratada diferente” – disse.

Para o secretário municipal do Esporte, Gustavo Toledo, que representou o prefeito de Maceió, a iniciativa da Câmara é plausível. “É uma oportunidade única de estarmos ouvindo os reclames da sociedade. A prefeitura tem trabalhado bastante para que esta população seja assistida, oferecendo uma das maiores armas contra a violência: o esporte e a educação” – explicou.

Já o presidente da Casa, Galba Novaes (PRB), destacou a importância de estar perto da comunidade. “Foi aqui, nesta comunidade, que muitos de nós percorremos estas ruas em busca de votos. Não é mais do que nossa obrigação irmos às praças para saber a demanda de cada comunidade, para que possamos trabalhar juntos em prol do desenvolvimento da nossa querida Maceió.

Atividade Delegada

Dando continuidade ao termo de cooperação técnica assinado em março deste ano entre as Câmaras Municipais de Maceió e da capital paulista, o especialista em gestão e coordenador do decreto-lei da Atividade Delegada de São Paulo, Reinaldo Japa Takarabe, esteve presente à terceira edição do Parlamento na Praça, para apreciar a sessão. “Vim acompanhar a ação da Câmara e dar prosseguimento às ações para a implantação da remuneração da Atividade Delegada aqui em Maceió. De antemão, digo que aprovo a iniciativa desta Mesa Diretora e que iremos levar esta experiência para São Paulo e toda sua região metropolitana”.

Participação efetiva da comunidade

Com uma presença maciça da população local, onde as pessoas presentes puderam, além de acompanhar as atividades da Câmara, usufruir de serviços gratuitos, a terceira edição do evento contou com a presença de uma comunidade consciente, que reivindicou melhorias na região. A doméstica Maria Josane dos Santos, 53, afirmou que o Parlamento na Praça permite à população reivindicar as necessidades do bairro. “Os vereadores estão de parabéns por sair da sede da Câmara e vir conhecer nossos problemas de perto. Temos muitas demandas aqui e esperamos ser ouvidos”, observou.

Já o servente Francisco Henrique dos Santos, 58, destacou a prestação de serviços gratuita. “Às vezes a gente não tem dinheiro nem pra comer e aqui tivemos a oportunidade de tirar documentos, cortar cabelo, realizar serviços de saúde sem nenhum custo. Além disto, pude conhecer os trabalhos dos vereadores”, salientou.

Representando o Centro Cultural e Educacional do Benedito Bentes, Teovan Omena Souza utilizou a tribuna para pedir ao Poder Legislativo municipal a criação de uma Lei Municipal de Incentivo à Cultura e de uma emenda que contemple a reforma do Centro a qual faz parte, além de pedir a iluminação do corredor de transporte do conjunto Paulo Bandeira. “O Parlamento na Praça é uma das medidas mais acertadas nos últimos anos do legislativo municipal, que oportuniza o cidadão comum e as lideranças comunitárias a colocar seus anseios e as suas reivindicações junto ao parlamento” – concluiu.

Encerrando a sessão, um grupo de crianças que integram o Projeto Armazém do Circo se apresentou, dando um verdadeiro show de equilíbrio e contorcionismo.

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos