Greve: Sindicato anuncia novo fechamento de bancos privados

Segundo bancários, greve 'volta' com força total nas agências do Itaú e Bradesco.

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL) concedeu liminar ao Sindicato dos Bancários de Alagoas cassando os interditos proibitórios que mantinham abertas as agências do Bradesco e Itaú em Maceió. Com esta decisão, os bancários retomaram a greve nos dois bancos com força total, fechando mais de 95% das unidades, percentual superior ao início da paralisação, quando o índice era de 62%. Apenas duas agências, localizadas no Shopping Pátio, funcionam esta manhã.

Esta é a primeira vez que o TRT de Alagoas cassa interditos proibitórios de bancos privados durante paralisação dos bancários. O sindicato da categoria está recursando agora contra os interditos concedidos ao HSBC, que mantém duas unidades do banco abertas em Maceió.

Segundo o despacho do tribunal, que derruba sentença da primeira instância, a greve dos bancários tem se dado de forma pacífica e nenhum ato de turbação foi cometido que possa justificar o interdito para os bancos. Tal instrumento, acrescenta o Tribunal, fere direito líquido e dos trabalhadores representados pelo Sindicato, uma vez que frustra o livre exercício do direito de reunião e greve, garantidos pela Constituição Federal.

O TRT acrescenta que “é da essência da greve a prática de atos coletivos, sendo os piquetes, afixação de cartazes, carros de som, e a ocupação de estabelecimento exemplos de realização de movimento paredista. Tais métodos são legítimos, enquanto instrumento pacífico tendente a persuadir os trabalhadores a aderirem à greve”.

O retorno da paralisação no Bradesco e Itaú leva a greve dos bancários em Alagoas a atingir o seu maior pico, com 86,93% de agências paralisadas. São 133 unidades de um total de 153. O movimento também cresceu em âmbito nacional, atingindo ontem 8.556 agências e centros administrativos em todo o país. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), esta já é a maior greve dos últimos 20 anos.

A orientação da Contraf, do Comando Nacional dos Bancários e do Sindicato é para que a categoria resista e busque ampliar ainda mais o movimento, forçando a Fenaban, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste a retomarem as negociações e apresentarem uma proposta salarial que atenda as expectativas dos trabalhadores.

A greve começou no dia 27/09, após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que representa apenas 0,56% de aumento real para os bancários. A categoria reivindica reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento dos clientes.
O Comando Nacional dos Bancários está de plantão desde terça-feira (4), em São Paulo, para retomar o processo de negociações com os bancos. Mas nem a Fenaban nem os bancos públicos acenaram com negociação. "Mantemos nossa disposição de diálogo. Queremos uma proposta decente para valorizar o trabalho dos bancários”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
Quadro da greve em Alagoas (06/10/2011):

BANCO DO BRASIL: 66 fechadas (90,41%) de um total de 73
CAIXA ECONÔMICA: 26 fechadas (81,25%) de um total de 32
BANCO DO NORDESTE: 10 fechadas (100%) de um total de 10
BRADESCO: 10 fechadas (71,43%) de um total de 14
ITAÚ: 11 fechadas (91,67%) de um total de 12
SANTANDER: 8 fechadas (100,0%) de um total de 8
HSBC: 1 fechada (33,33%) de um total de 3
SAFRA: 1 fechada (100%) de um total de 1

Fonte: Sindibancários

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos