Intenção de compra para o Dia das Crianças é de 68% em Maceió

A pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Crianças em Maceió, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), por meio do Instituto Fecomércio, aponta que 68% dos entrevistados pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças. A data para o setor representa o quarto dia do ano em vendas.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), a data é responsável por 40% das vendas de brinquedos no Brasil, o que somou, em 2010, R$ 3,1 bilhões e a expectativa para o setor em 2011 é de um crescimento de 15%, em relação ao faturamento do ano passado.

A pesquisa elaborada pela Fecomércio entrevistou 540 pessoas, no período de 25 a 30 de setembro de 2011. As entrevistas foram individuais e com pessoas com idade superior a 18 anos. O intervalo de confiança da amostra foi de 95% e a margem de erro de 4,22% pontos percentuais dos resultados para a amostra como um todo.

De acordo com a pesquisa, do universo de 68% das pessoas que manifestaram intenção de comprar no Dia das Crianças, 45,7% dos entrevistados pretendem presentear com brinquedos e 13,5% com vestuário. Em seguida, a preferência para as compras são: calçados (9,5%); jogos (7,6%); bicicleta (6,5%); artigos eletrônicos (5,7%); celular (4,6%); produtos de informática (3,8%); óculos e relógios (1,5%); livros, CD e DVD (0,4%) e outros (0,8).

A pretensão de gastos está muito bem distribuída, com destaque para a faixa de valores entre R$ 51 a R$100 (31%). Os demais entrevistados pretendem gastar até R$ 50 (18%) e entre R$101 e R$150 (16%). Conforme a pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), a maioria (65%) deve gastar, no máximo, R$150,00.

A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores será o dinheiro de plástico com 65%, sendo 46% com cartões de crédito e 19% com cartões de débito. A Fecomércio orienta os lojistas a estarem preparados a receber este tipo de pagamento. Já 53% dos pesquisados irão fazer suas compras pagando à vista (ou em dinheiro 34% ou por cartão de débito 19%).

Para 31% dos entrevistados, a intenção é passear nos shoppings no Dia das Crianças. Já 28% devem ficar em casa. Outros 18% devem almoçar fora e 16% devem optar por passar o dia na praia. Com relação ao local de compra, 45% devem optar em comprar nas lojas dos shoppings e 37% nas lojas do Centro da Cidade. Para 8% as compras serão realizadas em supermercados, 4% em galerias comerciais e 2% pela internet.

PERFIL – O perfil dos pesquisados indica que a grande maioria ainda está em dúvida quanto ao dia para realizar as suas compras, ou seja, quase 50% das pessoas devem comprar quando surgir oportunidade. Porém, o comércio deve estar atento para atender as pessoas que já optaram por fazer suas compras em dias de sábado (27%).

O maior atrativo para os consumidores para escolher o local de compra são as promoções (33%). Isto indica que os empresários devem desenvolver estratégias neste sentido que atraiam mais os clientes. Seguido pelos preços (27%) e a qualidade dos produtos (16%). O que configura o novo perfil dos clientes, cada vez mais, exigentes.

Para a pesquisa foram ouvidas pessoas entre 35 a 44 anos (34%); entre 25 e 34 anos (32%); entre 18 a 24 anos (21%) e acima de 45 anos (13%). No que se refere ao grau de escolaridade, 45% possui o Ensino Médio e 34% tem nível superior.

Em relação à renda familiar dos entrevistados, a maioria recebe até cinco salários mínimos, constituindo 66% dos entrevistados. Destes, boa parte (40%) a renda está entre três e cinco salários mínimos. Já entre seis a dez salários mínimos estão 24% dos entrevistados.

O relatório completo, inclusive com gráficos e a metodologia utilizada para elaborar a pesquisa, está disponível no endereço http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

Fonte: Fabiana Silva/Fecomércio

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