Alagoano vence concurso ‘A Vida e a Obra de José de Freitas Machado’

Para comemorar o Ano Internacional da Química, o Governo do Estado – através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – em parceria com a Braskem, lançou no início deste ano o concurso de monografias “A Vida e a Obra José de Freitas Machado”, com o intuito de estimular pesquisadores e alunos de ensino superior do Brasil. O vencedor do edital foi o engenheiro agrônomo alagoano e atual chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura (Seagri), Etevaldo Alves Amorim.

Na monografia intitulada de “Freitas Machado: vida e obra”, Etevaldo Amorim, relata a trajetória pessoal e profissional deste alagoano do município de Pão de Açúcar, que era professor e um importante nome no cenário da Química do Brasil. Foi aluno da cientista e Prêmio Nobel, Marie Curie, na Sorbonne, em Paris e em 1933, fundou e foi o primeiro diretor da Escola Nacional de Química, também foi fundador da Sociedade Brasileira de Química.

“Lançamentos de editais deste tipo pelo Governo do Estado são muito importantes, pois além de estimular a geração de trabalhos científicos proporciona às futuras gerações a possibilidade de conhecer personalidades que contribuíram para o desenvolvimento acadêmico e científico do Brasil”, enfatiza Etevaldo Alves Amorim.

A iniciativa da realização do concurso também é elogiada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado. “Por meio deste concurso, o Governo do Estado em parceria com a Braskem, mostra seu compromisso com o incentivo à cultura do país, reconhecendo assim, o papel de destaque deste alagoano”, afirma Álvaro Antônio Machado, secretário-chefe do Gabinete Civil.

Premiação

O vencedor do concurso receberá como prêmio a quantia de R$ 10 mil e a publicação de mil exemplares de sua monografia, que será lançada na próxima segunda-feira (24), às 20h, pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá,em Maceió.

“Estou ansioso pelo lançamento do livro e espero que todos gostem de conhecer a história deste alagoano que colaborou com o ensino e a pesquisa da Química em nosso Estado e no Brasil”, comenta Etevaldo Amorim.

Fonte: Ana Daniella Leite/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos