Índios invadem Funai e fazem funcionários reféns

Railton Teixeira/Alagoas24horasÍndios invadiram a Funai

Índios invadiram a Funai

Um grupo de índios Xucurus Cariris da aldeia Fazenda Canto, de Palmeira dos Índios, invadiu a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio, em Alagoas), nesta quinta-feira, 20, para reivindicar a celeridade na demarcação das terras da tribo, cujo processo se arrasta há anos. O processo diz respeito à concessão, pela Funai, de sete mil hectares de terra, que ainda estão em poder de posseiros.

O grupo composto por cerca de 30 índios, entre adultos e crianças, chegou ao prédio da Funai por volta das 9h30 e trancou funcionários da instituição nas salas com cadeados. Para deixar o local, os funcionários tiveram que serrar os cadeados para conseguir fugir, com medo de represálias.

Uma reunião a portas fechadas está sendo realizada, nesta tarde, entre os índios e o presidente interino da Funai, Magbel Freitas. Em pauta, a demora da demarcação das terras pertencentes à tribo. Em entrevista ao Alagoas24Horas, a índia Geane Ferreira, confirmou que o grupo fez os funcionários da Funai reféns. “Fizemos isso para ver se o processo de negociação sai mais rápido”, disse.

Geane Ferreira alega que a morosidade do processo tem causado uma série de desavenças entre índios da tribo. “Muitos índios têm coragem de matar irmãos pela terra, mas falta coragem para brigar e reivindicar as terras que lhe são de direito”, desabafa.

Magbel Freitas informou que os funcionários irão nesta tarde para a sede da Polícia Federal, em Jaraguá, onde prestarão queixa contra os índios.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos