Denúncia: lixo hospitalar dos EUA pode ter chegado a AL

Mafia do LixoLixo hospitalar dos EUA pode ter chegado a AL

Lixo hospitalar dos EUA pode ter chegado a AL

Uma denúncia anônima deixou a Vigilância Sanitária Estadual em alerta. Técnicos da Visa foram informados, na manhã desta sexta-feira, 21, que uma mulher, residente no município de Maragogi, teria comprado lençóis de uso hospitalar com inscrições em inglês, semelhantes aos que foram encontrados em contêineres vindos dos Estados Unidos na semana passada, no porto de Suape (PE).

O diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, disse à imprensa, que a dona de casa teria informado que comprou os lençóis em uma loja na cidade pernambucana de Barreiros. A situação é semelhante à ocorrida no Estado do Ceará, onde uma dona de casa viu as matérias sobre os contêineres no porto de Suape e apresentou à Vigilância Sanitária local para investigação.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, o tecido tem uma inscrição que diz "Department of Veterans Affairs" (instituição americana responsável pelos cuidados médicos de veteranos das forças armadas do país). O material também apresenta diversas manchas.
Lençóis com esse nome e logomarca também foram encontrados pela Receita Federal em Santa Cruz do Capibaribe (205 km de Recife).

Quatro lojas já foram fechadas por vender o material irregularmente.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, o pano foi comprado há um mês. A dona de casa havia adquirido o material como retalho para uso em confecção. A secretaria também diz que a mulher afirmou que uma loja de Fortaleza o vendia a R$ 3,50 o quilo.
Um laudo deve determinar se o material é mesmo lixo hospitalar e se oferece perigo. Não há prazo para a conclusão.

Paulo Bezerra disse que enviou comunicado a todas as vigilâncias municipais de Alagoas para que fiquem atentas quanto à existência do material nas cidades.

Fonte: Com Aqui Acontece/Agências Nacionais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos