Hemoal tem novo posto de coleta no Hospital do Açúcar

Responsável pela política de sangue e hemoderivados no Estado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) passa a disponibilizar aos doadores voluntários mais um posto de coleta. Com o objetivo de facilitar o acesso aos alagoanos que não podem se deslocar até o bairro Trapiche, em Maceió, a nova unidade funciona no Hospital do Açúcar, no horário das 8h às 12h.

A nova unidade do Hemoal – construída com recursos do Ministério da Saúde – segue os mesmos padrões de qualidade de sua matriz, seguindo as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque, todo o material utilizado para coleta do sangue e transfusão em pacientes é descartável, excluindo totalmente a possibilidade de contaminações por doenças infecto-contagiosas.

De acordo com diretora do Hemoal, Verônica Guedes, o sangue captado no novo posto de coleta é destinado aos Hospitais, maternidades e pronto socorros públicos alagoanos, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE), localizado no bairro Trapiche, em Maceió. Após ser processado, ele também é destinado para o Hospital do Açúcar, a fim de atender os pacientes que necessitam passar por cirurgias eletivas.

“Com mais esta unidade, o Hemoal facilita o acesso dos voluntários alagoanos à doação de sangue. Sabemos que nem sempre as pessoas dispõem de tempo e dinheiro para se deslocar até o prédio sede, no bairro Trapiche, assim, além de nossa unidade móvel, que percorre os bairro de Maceió e os demais municípios alagoanos, contamos com mais um posto para coleta, onde o voluntário podem encontrar profissionais altamente capacitados, além da qualidade e eficiência que são marcas registradas de nossa instituição”, destacou a diretora do órgão.

Critérios para doação – Verônica Guedes lembrou que, para se candidatar à doação, os voluntários devem comparecer bem alimentados ao local e portando um documento de identificação oficial com foto. Também é necessário ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, Aids e doença de Chagas.

No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal. “Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres”, ressalta a diretora do Hemoal.

Fonte: Ascom Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos