Autorretra​to realiza exposição fotográfic​a interativa na Bienal do Livro

AscomAscom

Um conjunto com 30 fotografias que registram aspectos naturais, culturais e do cotidiano de comunidades do interior de Alagoas estão presentes na primeira exposição final do projeto Autorretrato Nordeste (Etapa 2011-2012), que está exposta de 21 a 30 de outubro, na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso.

A exposição fotográfica é uma seleção do apanhando de imagens registradas por adolescentes de comunidades do interior de Alagoas que participaram das oficinas de fotografia digital promovidas pelo Autorretrato Nordeste.

Neste ano, o trabalho foi realizado nas cidades históricas de Marechal Deodoro e Piranhas, na comunidade quilombola Muquém, que fica em União dos Palmares, na aldeia indígena Tingui Botó, que fica no município de Feira Grande e na comunidade ribeirinha-litorânea de Tatuamunha, localizada em Porto de Pedras.

INTERATIVIDADE – Com uma proposta interativa a exposição permite que o público visitante interaja com a mostra fotográfica. Assim, além de apreciar recortes da vida dos diferentes cantos de Alagoas, o visitante poderá escolher – através de uma votação livre – 10 imagens do conjunto de 30 fotografias. As fotos mais votadas serão transformadas em cartão-postal que são distribuídos gratuitamente pelo Brasil e o mundo.

O visitante da Bienal do Livro que quiser receber um cartão-postal em casa basta participar da votação e deixar atrás da cédula seu endereço. Além deste público recebem os postais os participantes das oficinas de fotografia e as comunidades que foram registradas pelo Autorretrato Nordeste.

PROJETO – Patrocinado pelo BNDES e Governo Federal através do Programa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Cultura, o “Autorretrato – o Nordeste que é a nossa cara” é um projeto de arte visual que envolve fotografia, cultura e novas tecnologias.

Assim, através de oficinas e exposições de fotografias destinadas a adolescentes de comunidades distintas – ribeirinhas, pesqueiras, indígenas e quilombolas – que ficam no interior de Alagoas, a equipe do projeto visa estimular a percepção das artes visuais, valorizar as manifestações e identidades culturais, além democratizar os meios tecnológicos.

Para saber mais sobre todas as etapas do projeto basta acessar o blog: www.retratonordeste.blogspot.com.

Fonte: Waldson Costa/Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos