Promotora lança livro neste sábado na Bienal

Ascom MP/ALKarla Padilha fará lançamento do segundo livro

Karla Padilha fará lançamento do segundo livro

Karla Padilha fará lançamento do segundo livro Como pode a atividade de inteligência auxiliar o Ministério Público no combate à corrupção? Em busca de respostas, a promotora de Justiça Karla Padilha discorre sobre os mecanismos dessa atividade como valiosa ferramenta no combate ao crime organizado, principalmente quanto aos crimes “do colarinho branco”, em seu mais recente livro, a ser lançado no próximo dia 22 de outubro, sábado, durante a V Bienal Internacional do Livro, de 17 às 19h, no Café Literário instalado no Centro de Convenções de Maceió. O livro “Atividade de Inteligência no Combate à Corrupção”, a ser lançado pela editora da Universidade Federal de Alagoas- EDUFAL, propõe-se a desenvolver uma abordagem acadêmica, técnica e científica sobre os mecanismos de investigação do Ministério Público em busca de resultados, sem no entanto se descurar do cumprimento do princípio da legalidade.

De acordo com Karla Padilha, que atualmente coordena a Promotoria Coletiva de Controle Externo da Atividade Policial e Investigações Especiais, a disseminação da corrupção em órgãos estatais levou o Ministério Público a adotar um complexo sistema, que compreende mecanismos de investigação, dentro dos limites da Constituição Federal. “A atividade de inteligência tem se revelado um instrumento fundamental para a elucidação de crimes e para o desbaratamento de verdadeiras quadrilhas que, diuturnamente, dilapidam o patrimônio público, sem dó nem piedade”, revela a promotora.

Diante das abordagens teóricas, dirigidas especialmente aos promotores de Justiça e profissionais da área do direito, a promotora defende a constitucionalidade das prerrogativas do Ministério Público para a instauração de procedimentos investigatórios criminais, úteis à superação dos entraves que o inquérito policial tradicional pode sofrer em face de sua maior vulnerabilidade. Karla Padilha sugere que órgãos de inteligência incumbidos de investigação sejam implantados no âmbito de todos os Ministérios Públicos.

“Atividade de Inteligência no Combate à Corrupção” é o segundo livro da promotora de Justiça Karla Padilha e faz parte de um estudo desenvolvido no curso de pós-graduação em inteligência de segurança pública e direitos humanos. Sua primeira obra “Corrupção, Dinheiro Público e Sigilo Bancário”, publicado pela editoria Nuria Fabris, já está em sua segunda edição.

CURRÍCULO – Karla Padilha é Promotora de Justiça, Coordenadora da Promotoria Coletiva de Controle Externo da Atividade Policial e Investigações Especiais e do Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital-MP/AL. É gestora da ENASP – Estratégia Nacional da Justiça e Segurança Pública do CNMP, no Ministério Público de Alagoas. Foi membro do Conselho Estadual de Segurança Pública e primeira Coordenadora do GECOC – Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público de Alagoas. Autora do livro: Corrupção, Dinheiro Público e Sigilo Bancário, publicado pela editora Núria Fabris e que está em sua 2ª edição. Professora de graduação de direito penal e de pós-graduação de direito processual penal, justiça criminal e segurança pública. Mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e pós graduada em inteligência de segurança pública e direitos humanos pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais e Fundação Newton Paiva. Conferencista em diversos congressos jurídicos e autora de vários artigos jurídicos publicados em revistas especializadas.

Fonte: Ascom MP/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos