Traipu:Fantástico grava matéria relacionada à corrupção

7Segundos7Segundos

O programa Fantástico, da Rede Globo de televisão enviou uma equipe do seu programa para realizar gravações e apurar informações na cidade de Traipu distante 172 quilômetros de Maceió, a cidade vive um clima tenso após a última operação da Policia Federal na cidade, e corre o risco de pode sofrer intervenção federal.

A missão do Fantástico coordenada pelo jornalista Marcelo Canelas, esteve realizando levantamentos do envolvimento da administração de Traipu ao longo dos anos nas principais operações da Policia Federal relacionadas à corrupção e desvio de verbas públicas. A matéria faz parte de uma série de reportagens que irá mostrar municípios nos quais os gestores estão envolvidos em casos de corrupção.

A cidade esta envolvida nas principais operações da Policia Federal no estado de Alagoas, entre elas Operação Carranca, onde a época o empresário e ex-prefeito Marcos Santos foi preso envolvido no desvio de recursos federais destinados a obras públicas em municípios alagoanos. O grupo denunciado era liderado pelo empresário da construção civil e prefeito de Traipu, MarcosAntônio dos Santos, Ainda preso Marcos Santos foi eleito prefeito da cidade e deixou o Presídio Baldomero Cavalcanti.

Não demorou muito para a atual administração se envolver em outro escândalo em desvio de verbas públicas caíram na Operação Mascoth a vice-prefeita, Juliana Machado, e a primeira dama, Juliana Kummer. A primeira dama e a vice-prefeita, foram presas, segundo a PF recursos da merenda estavam sendo usados por primeiras damas, secretários e funcionários para comprar bens pessoas e até vinho e uísque.

O superintendente da PF, Amaro Vieira, e os delegados André Costa e Maurício Coelho estimaram que o “rombo” nos cofres públicos alcançava R$ 8 milhões. Explicaram que as empresas combinavam os preços a serem propostos nas licitações para vencer o processo.

Para quem imaginou que havia dado fim a mais um ato de desvio e corrupção se enganou, no ultimo dia 20 de setembro, moradores da cidade amanheceram com a presença da Força Nacional, Policia Federal e do Gecoc.

A operação cumpriu 56 mandados de busca, apreensão e prisão nos municípios de Traipu, Arapiraca e na capital, Maceió. A ação, batizada de “Tabanga “ uma serra no município de Traipu com objetivo de desarticular esquema fraudulento de desvio de recursos federais transferidos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE.

Nessa operação foram presas a assistente jurídica da prefeitura de Traipu, Marta Gabriela Vasconcelos, de aproximadamente 25 anos, e Claudivan Soares dos Santos. De acordo com policiais, ele é funcionário da prefeitura.

No mesmo dia O prefeito de Traipu, Marcos Santos, foi afastado do cargo por determinação judicial e até hoje se encontra foragido da justiça. Informações não oficiais dão conta que o prefeito foi visto em um Hotel Paulistano e que algumas ligações com o prefixo de São Paulo já ocorreram em direção a telefones da cidade, existem boatos que o mesmo se encontra em São Paulo junto com sua família, desde que fugiu de Traipu. Tudo indica que a matéria irá ao ar nos próximos programas do Fantástico.

Fonte: 7 Segundos

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos