Centro de Referência do Estado de Saúde do Trabalhador (Cerest) participa da Semana do Servidor com ações voltadas sobre o tratamento da gagueira. O evento realizado pela Secretaria do Estado da Saúde de Alagoas acontece na sede da Sesau e segue até o dia 26 de outubro.
Presente na Semana do Servidor com estande para realizar triagem e orientações sobre a gagueira, o Cerest dá continuidade a campanha “Gagueira não tem graça, tem tratamento”, que teve início na Caminhada do Servidor no último sábado (22) -Dia Internacional de Atenção à Gagueira – e vem realizando ações educativas por meio de palestras, rodas de conversa, panfletagem, salas de espera e esclarecimentos sobre a gagueira.
“A gagueira fisiológica, presente na infância pela cobrança dos pais para a fala perfeita da criança, pode evoluir para uma gagueira patológica. O tratamento conjunto do psicológico e do fonoaudiólogo é de convencer o paciente que ele pode falar, ato que muitas vezes é inibido com a preocupação com o ouvinte”, explicou a fonoaudióloga do Cerest, Conceição de Santana.
Para o servidor Ivan Álvaro Barbosa, que teve o acompanhamento dos dois profissionais para o tratamento, foi importante descobrir como iniciou a gagueira: “Descobrir a causa de alguns indícios de gagueira foi fundamental para o tratamento. Apesar da gravidade de falhas na fala variar de acordo com o estado emocional, o tratamento ajuda muito e darei continuidade”, disse o servidor da Sesau.
Segundo a fonoaudióloga, a triagem é feita por demanda espontânea, de pessoas com sintomas da doença. Depois são realizadas entrevistas para detectar a gagueira. Com a constatação do problema, o paciente é encaminhado para uma das unidades do SUS para atendimento, a exemplo da Clínica de Fonoaudiologia da Uncisal e o PAM Salgadinho.