Artesanato alagoano ganha espaço no Porto de Maceió

Produtos do autêntico artesanato alagoano serão expostos, a partir de 24 de novembro, para turistas que desembarcam no Estado por meio do transporte marítimo. As peças produzidas pelos artesãos de diversos municípios de Alagoas terão espaço garantido em uma tenda climatizada armada no cais do Porto de Maceió, disponibilizada para oferecer estrutura básica – como banheiros, água e lanches – para os visitantes, além de apresentá-los a elementos característicos da cultura alagoana.

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (31) entre a assessora especial da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Vânia Amorim, e a superintendente do Porto de Maceió, Rosiane Beltrão, foram discutidas as primeiras ideias sobre a exposição.

“A tenda servirá como um terminal turístico, apesar de uma estrutura menor. O que pretendemos é oferecer um atrativo para as pessoas entre os períodos de embarque e desembarque, além de mostrar aos turistas as potencialidades da cultura alagoana”, explicou Rosiane Beltrão. Segundo a superintendente do Porto de Maceió, a tenda também contará com atrações folclóricas e palco artístico.

A organização da exposição dos produtos artesanais ficará por conta do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL), coordenado pela Seplande. “A iniciativa representa grande oportunidade de ampliar a visibilidade do artesanato produzido em Alagoas e incentivar a comercialização das peças”, reconhece Vânia Amorim.

Todos os produtos expostos terão pequenas placas onde serão colocados os contatos para maior conhecimento do trabalho do artesão ou possível aquisição. A tenda terá duração de quatro meses e é um projeto de parceria entre a prefeitura de Maceió e o Governo do Estado.

Fonte: Ascom/Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos