Polo Moveleiro está em fase final de construção

AssessoriaPolo moveleiro de Arapiraca

Polo moveleiro de Arapiraca

Buscando fortalecer a indústria e o comércio de móveis na região do Agreste alagoano, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), está implantando um polo de madeira e móveis em Arapiraca, que já está em fase final de construção, com 90% dos trabalhos concluídos. O Polo Moveleiro Nascimento Leão, como será chamado, está sendo construído no Povoado Sítio Capim, localizado a 6 km do Centro da cidade.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado e vai ampliar ainda mais a produtividade das empresas ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste, com atuação em Arapiraca e Palmeira dos Índios. O objetivo é estruturar e fortalecer o setor moveleiro e empresas ligadas ao ramo, assim como atrair novas empresas de pequeno, médio e grande portes para a região, gerando mais empregos e desenvolvimento.

Com cerca de 96 mil m2, o terreno doado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca para a construção do Polo será dividido em 45 lotes, cada um medindo em média 1,2 mil m². O espaço será dotado ainda de infraestrutura completa, como pavimentação, drenagem de águas pluviais, terraplanagem, rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura elétrica.

“O complexo também terá outros espaços importantes, como auditório, salas de administração, banheiros, postos de primeiros socorros, área de lazer com quadra poliesportiva, campo de futebol, guarita e sala de confraternização. O projeto também inclui a construção de um galpão coletivo para os marceneiros e um showroom para expor as peças moveleiras”, informa a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, ressalta que a construção do Polo Moveleiro Nascimento Leão vai impulsionar a produtividade do setor. “O Polo vai proporcionar interação entre as empresas e permitir uma profissionalização ainda maior do setor moveleiro, ampliando a competitividade das empresas alagoanas no mercado nacional de móveis. Garantir infraestrutura para o desenvolvimento da economia local também é papel do Governo do Estado”, afirma Marco Fireman.

Setor Moveleiro
Arapiraca se destaca como a segunda maior cidade de Alagoas em população e importância econômica. Localizada a 123 km de Maceió, a cidade de 215 mil habitantes concentra um forte comércio permanente e um setor de serviços dimensionado para atender o Agreste e o Sertão do Estado. Junto com Palmeira dos Índios, a cidade se destaca também na produção e distribuição de móveis, que é hoje uma atividade industrial predominante na região e no Estado.

A atividade moveleira no Agreste alagoano teve início há cerca de 50 anos, mas só foi organizada com a formação do APL Móveis do Agreste, integrado por empresas ligadas à produção de móveis residenciais, de escritório, comerciais, jardins, igrejas, painéis para diversos fins, entre outros.

De acordo com Flaviana Rosa, diretora de Cadeias Produtivas e APLs da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento (Seplande), a construção do Polo Moveleiro será fundamental para garantir o crescimento organizado do setor em Alagoas.

“Já tivemos um avanço muito grande com a formação do APL em 2004. Antes do APL, a maioria das empresas eram informais, com empregos também informais, sem falar nas dificuldades de logística e na qualidade dos móveis, que era muito inferior à que existe hoje. O novo polo vai permitir a ampliação organizada das empresas, com a infraestrutura e espaço necessários para a aquisição de máquinas maiores, garantindo mais produtividade e mais empregos”, diz Flaviana Rosa.

Fonte: Ascom Seinfra/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos