Cerimônia marca abertura oficial do Mês da Consciência Negra

Comemorações seguem até o dia 20 de novembro.

JMarcelo FotosJMarcelo Fotos

Uma cerimônia ocorrida na manhã desta sexta-feira 04, no auditório da prefeitura de União dos Palmares, deu início às celebrações do mês da Consciência Negra no Estado, onde serão realizadas diversas atividades culturais em vários municípios.

No evento estiveram presentes autoridades do município, Prefeito Areski Freitas e os secretários de cultura e turismo, vereadores, representando o governo do estado, o secretário de cultura Osvaldo Viegas, além de alunos de várias escolas palmarinas, que prestigiaram a cerimônia.

A secretária de turismo de União, Isabel Maia, destacou a importância desse mês de celebrações ao líder negro Zumbi, em especial a União dos Palmares, que nesse período é o centro das atenções no país. Já o secretário de cultura Elson Davi, fez menção às ações da secretaria no atual governo, onde em sua fala, teve uma atenção especial para a cultura municipal, a exemplo criação da lei de incentivo a cultura.

Elson, diz ainda, que as parcerias foram e são fundamentais para a realização das ações na área, “Precisamos de uma cultura cada vez mais viva”, concluiu.

Já o secretário de estado da cultura, Osvaldo Viegas, disse que o desafio é superar todos os tipos de preconceitos, frisando a importância do Quilombo dos Palmares, como marco da luta pela liberdade. Viegas destacou que a cultura afro-brasileira deve ser conhecida e valorizada em todo estado e no país.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, falou da continuidade das ações em prol da cultura negra no município, desde a gestão do ex-prefeito José Pedrosa, citando a implantação da disciplina Cultura Negra nas escolas da rede municipal e o escritório da Fundação Palmares para União. Areski lembra ainda, que a expansão da história de Zumbi dos Palmares é importante para o mundo e conhecê-la e é uma forma de valorizar a mesma.

As comemorações seguem até o dia 20 de Novembro e trarão durante esse período, apresentações de grupos culturais do município, Mostra Quilombola de Cinema, palestras, rituais de religiosos de matriz africana e outros eventos que pretendem envolver os palmarinos. Além disso, será inaugurada no dia 20 de Novembro uma estátua de Zumbi, no centro de União dos Palmares.

As festividades do Mês da Consciência Negra em União dos Palmares é uma parceria da Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Fundação Cultural Palmares, através do Governo Federal.

Fonte: O Relâmpago

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos