Servidores do Judiciário brasileiro discutem, em Maceió, democracia na Justiça

Além do VIII Congresso Nacional do Judiciário, Alagoas sedia eleição para Federação da categoriaPromovido pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud ), com apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas (SERJAL) será instalado nesta quinta-feira, 10, às 20h, no Hotel Matsubara, em Maceió, o VIII Congresso Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados (VIII CONSEJU). Com o tema “Fenajud Forte e Representativa”, o evento reunirá cerca de 300 sindicalistas, entre lideranças sindicais nacionais, trabalhadores do Judiciário alagoano e de vários Estados até o domingo, 13.

Também estarão aqui dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), entidade apoiadora. O VIII Conseju será marcado por debates, atividades e apresentações de relatórios sobre democratização no Judiciário. Caberá aos congressistas discutirem ainda a atual conjuntura política do país e dos Estados naquilo que se refere ao Poder Judiciário. As novas relações do trabalho na Justiça; convenção 51 e experiência de negociação nacional; organização sindical, negociação coletiva, direito de sindicalizados e direito de greve; PEC 190, e Estatuto Nacional dos Trabalhadores do Judiciário serão temas dos três dias de discussão em Maceió.

Os trabalhadores também realizarão uma plenária para discutir os planos de lutas, teses e reforma estatutária da Fenaju. Antes de seu encerramento, o congresso elegerá a nova diretoria executiva dessa entidade. O presidente do SERJAL e também diretor da Federação, Ednor Gonzaga Júnior, vê o congresso como um momento ímpar para os trabalhadores conhecerem melhor e de maneira mais ampla o Poder Judiciário.

“É uma ótima oportunidade para os companheiros não só discutirem as problemáticas do Poder Judiciário, que se assemelham em todos os Estados, tendo apenas alguns pontos diferenciados, como também de se aproximarem das entidades nacionais e de companheiros sindicalistas de outros lugares. Também será uma experiência rica e histórica poder eleger aqueles que representarão a Federação ao qual nosso sindicato é filiado. Eesperamos fazer isso da maneira mais democrática”- disse Ednor Gonzaga.

SERJAL também terá eleições ainda este mês

Após o VIII CONSEJU, o SERJAL também passará por eleições, que acontecerão no dia 22 de novembro, para escolha da diretoria que comandará a entidade no triênio 2012/2014. Duas chapas concorrem ao pleito: a Chapa 01 “É Mais Unidade e Ação”, tem a frente o oficial de Justiça Ednor Gonzaga Júnior concorrendo à reeleição, e a chapa 02, “Aliança”, de outro grupo de servidores. Ambas já se lançaram em campanha eleitoral, que vai desde a distribuição de panfletos e apresentação das propostas em redes sociais até visitas às comarcas do interior. Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas – SERJALMais informaçõesEdnor Gonzaga Júnior – presidente9945 00153221 8997AscomJornalista Isaac Moraes8808 39719945 02563221 8997

Fonte: Bleine Oliveira/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos