Mês da Consciência Negra tem homenagem a Abdias Nascimento

AscomAbdias do Nascimento

Abdias do Nascimento

A programação comemorativa do Mês da Consciência Negra prossegue em Alagoas neste final de semana, com a celebração da vida e da obra de Abdias do Nascimento, o ativista negro cuja memória trará autoridades e pesquisadores nacionais e internacionais a Alagoas para seminário que acontece neste sábado (12), a partir das 9h, na Faculdade Tiradentes (Fits), em Maceió. As homenagens prosseguem no domingo (13), quando as cinzas do ativista, morto em maio deste ano, serão depositadas na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, conforme era o desejo dele.

A homenagem, realizada pelo projeto Raízes de Áfricas, tem o apoio do Governo de Alagoas, da Fundação Cultural Palmares e da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, e conta também com a participação do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), fundado pelo próprio Abdias em 1981. Será uma oportunidade de discussão e diálogo sobre o legado do ativista e sua relevância nas conquistas políticas, culturais e sociais em nome da população negra brasileira.

De acordo com a coordenadora do projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, a proposta é despertar a atenção da sociedade para a trajetória de um dos grandes líderes negros da contemporaneidade.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira de Araujo, destaca a homenagem a Abdias do Nascimento no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, referência histórica da luta pela liberdade que os negros escravizados empreenderam durante quase um século. “Abdias é uma referência que sonhou a epopeia dos palmarinos de construir um lugar sem racismo e com justiça social. As cinzas dele encontram a acolhida dos antepassados que, assim como ele, sempre estiveram empenhados na construção de um Brasil melhor”, enfatizou.

Atuação

Como primeiro deputado federal afro-brasileiro (1983-1987) e como senador da República (1991, 1996-1999), Abdias Nascimento dedicou seus mandatos à luta contra o preconceito. Foi responsável por projetos de lei que definiam o racismo como crime e pela criação de mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira.
Abdias conseguiu importantes resultados na defesa e na inclusão dos direitos dos afrodescendentes brasileiros, principalmente, por meio de políticas públicas. Participou da Comissão do Centenário da Abolição e colaborou para a criação da Fundação Cultural Palmares. Em 1988, conseguiu que a Constituição do país contemplasse a natureza pluricultural e multiétnica, que a prática do racismo se tornasse crime inafiançável e que pela primeira vez se falasse em processo de demarcação de terras quilombolas.

O simbolismo da Serra da Barriga

Foi pelo simbolismo da Serra da Barriga e do Mês da Consciência Negra que Elisa Larkin, viúva de Abdias, escolheu o dia 13 de novembro para depositar as cinzas dele no maior parque de temática africana da América Latina: o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Para a celebração, serão recepcionadas personalidades de países como Estados Unidos e Nigéria além de convidados de vários estados do Brasil. Entre elas estão o professor Wande Abimbola, a maior autoridade mundial em Ifá – oráculo africano, e Félix Ayoh’Omidire, professor de línguas e de estudos culturais e literários na Obafemi Awolowo University, na Nigéria.

Segundo a coordenadora do Raízes da África, Arísia Barros, a solenidade acontece no domingo (13) e terá a participação de familiares do estudioso e de percursionistas da Nigéria e dos Estados Unidos. “Será um momento de celebração a Abdias, a uma vida que não acabou com a morte física. E isso acontecerá justamente no primeiro palco da luta negra”, diz.

Ela ressalta que a iniciativa de trazer as cinzas para Alagoas partiu da viúva do militante. “Antes de morrer, Abdias externou o desejo de que suas cinzas viessem para a Serra da Barriga, onde ele esteve em 1980, quando fez um discurso antológico sobre a importância dos direitos dos negros. Agora ele voltará para lá, onde será criado o espaço Abdias Nascimento”, afirma Arísia.
O momento também será marcado por um culto interreligioso e pelo plantio de mudas de baobá e gameleira branca – plantas consideradas sagradas pelos ritos africanos. Os professores Wande Abimbola, Iradj Eghrari e Patrick Bellengarde-Smith participam da cerimônia e o ator alagoano Chico de Assis lerá o poema Escalando a Serra da Barriga.

“Será uma cena belíssima, com os nigerianos chamando os tambores e os percurssionistas brasileiros respondendo”, revela Arísia. “Temos que reverenciar também os nigerianos que estão vindo por conta própria, saindo da Nigéria para homenagear Abdias, que conseguiu transportar essa luta para todos os continentes”, acrescenta a coordenadora.

Seminário

Antes da solenidade, no entanto, a programação terá início com o I Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro – Celebração à Vida e Obra de Abdias Nascimento, que acontece no sábado (12), das 8h às 18h. A atividade será realizada no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e vai contar com apresentações culturais, mesas redondas e debates.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos