Deputado faz alerta sobre migração de criminosos

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16) da Assembleia Legislativa de Alagoas, utilizou a tribuna da Casa de Tavares Bastos para externar sua preocupação para com um problema sempre recorrente: o da violência. Com a palavra, Dudu se reportou à possibilidade de migração de criminosos oriundos de outras regiões do país, em especial, do Rio de Janeiro, em virtude de recente operação policial em favelas daquela cidade, como forma de combate ao tráfico de drogas.

Segundo o deputado, a estratégia da polícia daquele Estado – que, dias antes, explicou à população que ocuparia as favelas, como forma de se evitar confronto com traficantes, mobilizando vários setores da imprensa – permitiu que os criminosos ganhassem tempo para fugir, buscando lugares considerados mais tranquilos e distantes da área onde costumavam atuar.

E uma das regiões que despertariam a cobiça também dos criminosos seria o Nordeste. "Peço aos órgãos de segurança do nosso Estado elevem o sinal de alerta. A preocupação deve ser permanente no tocante a todas as formas de violência. Mas esta, em especial, requer mais atenção, pelo fato de Alagoas atrair muitos turistas, sobretudo nesta época do ano", comentou o também líder do PSD na Assembleia.

Para reforçar sua preocupação, Dudu lembrou ainda a transferência de Fernandinho Beira-Mar – tido como um dos traficantes mais perigosos do país – para o sistema prisional alagoano, ocasião em que discutira os riscos de tal medida, quando vereador por Maceió. Devido à ação policial, a possibilidade de migração foi evidenciada, inclusive, por declaração do próprio secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

"O próprio comparsa do Nem [considerado o maior traficante da Favela da Rocinha, no Rio], que acabou preso, veio se refugiar no nosso litoral, em Maragogi, quando foi localizado pela polícia", recordou o deputado estadual, referindo-se à atuação criminosa de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o ‘Nem da Rocinha’, cujo braço-direito, Saulo de Sá Silva, o ‘Saulo da Rocinha’ chegou a comprar uma casa em Maragogi, litoral Norte do Estado – onde residiu com a mulher por cerca de um ano, quando descobertos pela polícia.

Em aparte ao pronunciamento de Dudu Hollanda, o deputado Jeferson Moraes (DEM) parabenizou a iniciativa do colega de parlamento, reforçando que o Nordeste, ‘de fato, pode ser encarado como principal refúgio dos traficantes do Rio’. "Infelizmente, Alagoas é rota de fuga", afirmou.

Por fim, ainda na sessão desta quarta, o deputado Dudu Hollanda avaliou o projeto de lei do Governo do Estado que busca reconduzir às ruas 800 militares da reserva. Na oportunidade, o deputado disse votar a favor por considerar importante a iniciativa do Executivo, apesar de não encará-la como solução. "Voto a favor, mas consciente de que o Governo precisa realizar concurso público o mais rapidamente possível, convocando ao menos mil e quinhentos homens para oxigenar a tropa e reforçar o policiamento na capital e interior", analisou.

A referida matéria foi aprovada nesta quarta, por maioria de votos e já em segunda discussão, visto que tramitou em regime de urgência.

Fonte: Ascom Dudu Holanda

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos