Campanha destaca prevenção no combate ao diabetes

AssessoriaAssessoria

Orientar os profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE) sobre a importância de verificar periodicamente a glicemia é o objetivo dos técnicos do Serviço Seção de Saúde Ocupacional ao realizar, nesta sexta-feira (18), uma campanha de combate ao diabetes.

A ação contou com a participação de acadêmicos de enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) que realizaram testes de glicemia nos servidores da unidade hospitalar. Também foram distribuídas frutas para evidenciar a importância da alimentação balanceada no combate à doença.

“O exame para confirmar o diagnóstico é a medição da taxa de glicose. Sem tratamento adequado, os portadores do diabetes podem sofrer graves complicações, como perda da visão e amputação de membros”, destacou a enfermeira Janine Melo, responsável pela Educação Permanente do HGE.

Segundo ela, caracteriza a doença o resultado maior ou igual a 110 mg/dl com o exame sendo realizado após 8h de jejum. Se o resultado for maior que 126mg/dl, geralmente o médico pede outro exame para confirmar a doença. Em geral, o exame solicitado, neste caso é o de perfil glicêmico e/ou o de hemoglobina glicolisada.

Juliana Galvão, assistente de administração do HGE, participou da ação e elogiou o trabalho desenvolvido no hospital. “É bom saber que temos este serviço disponível para os profissionais. Atividades como estas devem ser incentivadas e aplaudidas. É preciso cuidar daqueles que assistem os pacientes”, acrescentou.

O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue decorrente da falta de insulina e da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como se instala lentamente.

Para evitar a doença, é preciso investir em uma alimentação balanceada, com pouca gordura e açúcar, e praticar atividade física. Quem é portador do diabetes também deve investir na combinação, que ajuda a diminuir os efeitos e pode até normalizar a glicose no sangue, no caso de diabetes tipo 2.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos