Portadores de deficiência participam de Copa de Voleibol Sentado

Portadores de deficiência física participaram neste domingo, 20, da 1ª Copa ASSMAL de Voleibol Sentado. A competição foi realizada na sede do Clube dos Sargentos, no Trapiche da Barra.

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPriscylla Régia/Alagoas24Horas

Portadores de deficiência física participaram neste domingo, 20, da 1ª Copa ASSMAL de Voleibol Sentado. A competição foi realizada na sede do Clube dos Sargentos, no Trapiche da Barra e contou com a participação de três equipes.

Os atletas dos times paraolímpicos Adefal, Anthares A (masculino) e Anthares B (feminino) mostraram muita garra durante as partidas. Todos os jogadores possuem algum tipo de deficiência física ou dificuldades motoras, mas isso não é problema para que os atletas alcancem seus objetivos.

O vôlei sentado chegou a Alagoas no ano de 2005 por iniciativa do subtenente do Corpo de Bombeiros e atual treinador da equipe Anthares A, Marcelo Gualberto. "Sempre gostei de vôlei, já fui treinador de times convencionais, mas em minhas buscas pela internet me identifiquei com o vôlei adaptado. Assim, começamos a praticá-lo em Alagoas", afirmou Marcelo Gualberto.

A prática esportiva é considerada de grande importância na inclusão social das pessoas portadoras de deficiência e o vôlei sentado tem mudado a vida de muitos atletas.

"Eles melhoram a qualidade de vida e também se socializam. O vôlei sentado teve um crescimento nos últimos anos e em Alagoas já existem quatro equipes masculinas e duas femininas", disse Gualberto.

Cada time do Vôlei Sentado é formado por seis jogadores, que atuam sentados no chão e podem tocar na bola até três vezes. Com dimensões diferenciadas da quadra convenciona, a quadra possui dimensão de apenas 6m x 10m e a disputa é realizada em três sets de 25 pontos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos