Doadores de sangue poderão fazer exames preventivos durante esta terça

Ascom SesauAscom Sesau

No segundo dia da campanha alusiva à Semana Nacional do Doador de Sangue, realizada pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), os voluntários poderão fazer exames preventivos, além de ganhar uma camisa especial confeccionada para o evento. A ação, que teve início nesta segunda-feira (21), tem como objetivo formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional durante as festas de Natal e Reveillon.

Isso porque, durante o mês de dezembro, o número de doações é reduzido drasticamente, mas o consumo de sangue triplica, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Emergência Dr. Daniel Hoully. Situação verificada pelo aumento do número dos acidentes de trânsito e da violência decorrente de armas branca e de fogo.

“Por esta razão estamos fazendo uma campanha preventiva e aproveitamos para homenagear os doadores voluntários de sangue, já que na próxima sexta-feira estaremos comemorando o Dia Nacional do Doador de Sangue. Na oportunidade estaremos entregando o Troféu Amigo do Hemoal, homenageando doadores voluntários, além de personalidades, empresas e instituições parceiras”, destacou Verônica Guedes.

Mais ações de cidadania – Nesta quarta-feira (23) os doadores de sangue terão acesso a ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), onde poderão cortar o cabelo e fazer limpeza de pele. Já na quinta-feira (24) os voluntários que comparecerem ao Hemoal, localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, em Maceió, poderão retirar a carteira do trabalho, graças a uma parceria com a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRT/AL).

Na sexta-feira, os doadores de sangue farão exames preventivos e poderão detectar se estão com Diabetes, Hepatite e Doença de Chagas. Às 16 horas, a direção do órgão realiza a entrega do Troféu Amigo do Hemoal, encerrando assim a Semana Nacional do Doador de Sangue.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Onde é possível doar sangue – As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação na unidade Farol do Hemoal, localizada no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos