Nesta quarta-feira Hemoal presenteia doadores de sague com corte de cabelo

Nesta quarta-feira (23) o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) presenteia os doadores de sangue com corte de cabelo, além de um lanche especial e uma camisa, confeccionada especialmente para a Campanha da Semana do Doador. A ação teve início na última sexta-feira (25) – quando será comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue – e a direção do órgão fará a entrega do Troféu Amigo do Hemoal a doadores, parceiros, autoridades e empresas.

No entanto, nesta quinta-feira (24), os doadores de sangue que comparecerem ao Hemoal poderão fazer a Carteira de Trabalho, graças a uma parceria com a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRT/AL). Na sexta-feira (25), será possível realizar exames de detecção da Diabetes, Hepatite e Doença de Chagas.

A ação, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, tem como objetivo formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional durante as festas de Natal e Reveillon. Isso porque, durante o mês de dezembro, o número de doações é reduzido drasticamente, mas o consumo de sangue triplica, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Emergência Dr. Daniel Hoully.

“Desse modo, estamos fazendo uma campanha preventiva e aproveitamos para homenagear os doadores voluntários de sangue, já que na próxima sexta-feira estaremos comemorando o Dia Nacional do Doador de Sangue. Por isso convidamos os alagoanos a comparecerem ao Hemoal, localizado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé, ou ao Hemoal Farol, situado no pátio do Hospital do Açúcar, na Avenida Fernandes Lima”, informa Verônica Guedes.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos