HU e SBD realizam campanha de prevenção ao câncer de pele no dia 26

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) abre as portas no sábado, dia 26, para receber usuários e população em geral na 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia cujo objetivo é alertar aos cidadãos sobre os perigos da exposição inadequada ao sol e oferecer atendimento gratuito e simultâneo em 23 estados e no Distrito Federal.

Em Alagoas, a campanha ficará novamente concentrada no HUPAA, numa parceria que tem gerado resultados positivos em termos de atendimento e ações educativas sobre o câncer mais comum no Brasil. Segundo a coordenadora da campanha no Estado, dermatologista Mônica Torres, o hospital oferece a estrutura necessária para garantir o sucesso da campanha, especialmente o agendamento dos pacientes que serão submetidos a procedimentos, como cirurgias, no Ambulatório de Dermatologia do hospital.

Dermatologistas e residentes do ambulatório vão trabalhar no evento, em parceria com outros médicos da SBD no Estado. A expectativa é atender um público de cerca de 350 pessoas no período entre 9h e 15 horas. Para ser atendido na campanha, criada em 1999, basta comparecer ao hospital com documento pessoal. Mônica Torres enfatiza como de suma importância o trabalho educativo realizado por acadêmicos de dermatologia durante a campanha, quando o público adquire mais informações sobre as formas de prevenção do câncer de pele. “É possível impedir que o câncer aconteça se as pessoas aprenderem a fazer a prevenção primária, principalmente evitando tomar sol de forma inadequada e usando protetor solar, chapéus e outros acessórios que ajudam a reduzir os efeitos da radiação solar, sempre que fizer atividades ao ar livre”.

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando é diagnosticado precocemente, tem maior percentual de cura. De acordo com o Inca, são estimados 113.850 novos casos para 2011, sendo a maioria para mulheres (60.440).

Fonte: Ascom HU

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos