Cadastramento biométrico em Arapiraca ganha novo local

7Segundos/CortesiaCadastramento biométrico em Arapiraca ganha novo local

Cadastramento biométrico em Arapiraca ganha novo local

A sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) em Arapiraca continua tendo dias tumultuados. Há cerca de dois meses, cerca de 700 pessoas da cidade e de outras tantas oriundas de Lagoa da Canoa, Feira Grande e Craíbas são atendidas por dia para fazer o cadastramento biométrico, cujo prazo terminará no próximo dia 16 de dezembro.

No entanto, a grande reclamação dos eleitores poderia estar sendo evitada justamente por eles próprios. Isso porque, a maioria chega ao local ainda pela madrugada. De acordo com o técnico judiciário da 22ª Zona Eleitoral, Sérgio Bessa, não há necessidade de ninguém madrugar no local, porque não há entrega de senhas e o cartório eleitoral só abre às 7h30 da manhã.

“Os eleitores devem entender que não é necessário tumulto ou correria para fazer o cadastramento biométrico. A partir da segunda quinzena deste mês, estaremos fazendo o processo num galpão localizado no bairro Brasília que está sendo preparado pela prefeitura para atender a demanda de eleitores”, explicou.

O técnico judiciário disse ainda que os novos kits biométricos já chegaram e já estão em fase final de instalação no galpão localizado na avenida Governador Lamenha Filho, no bairro Brasília. No total, 65 máquinas de cadastramento funcionarão. Cerca de 60 profissionais trabalharão no local, como forma agilizar ainda mais os trabalhos, a partir da próxima semana.

Enquanto isso, os portões do TRE em Arapiraca são fechados sempre ao meio-dia. “No entanto quem estiver dentro sempre é atendido no mesmo dia, não importa a hora. No início do processo de recadastramento a gente não tinha uma procura tão elevada de eleitores. Mas o pessoal sempre deixa tudo para última hora e acaba gerando desconforto. Ainda temos que lembrar que idosos, gestantes e deficientes físicos sempre tiveram prioridade”, frisou Sérgio Bessa.

Ele revelou, ainda, que hoje cerca de 40 pessoas trabalham no recadastramento. Mas, com a mudança para o novo prédio, o número subirá para 100, graças ao apoio da prefeitura de Arapiraca que contratou temporários para trabalhar no processo. “Além disso, cerca de 30 computadores foram comprados pelo município”, disse.

Comércio Paralelo

A elevada movimentação de pessoas no TRE ocasionou a criação de um verdadeiro comércio na frente do local. São carrinhos de lanches, vendedores de amendoim, emplastificadores de títulos, mototaxistas e até máquinas de fotocópias instaladas em estandes improvisados.

A eleitora Maria José Lima da Silva disse que não se incomodava com o tempo de espera para fazer o recadastramento biométrico. “Só não pode é ficar com fome. Sabia que demoraria aqui, porque deixei para fazer agora, ao invés de vir no começo. Meu marido veio ainda em agosto e não teve dificuldade porque não tinha tanta gente. Então eu não posso reclamar. Enquanto estiver com a barriga cheia, aguentarei”, brincou, enquanto esperava o seu sanduíche.

O vendedor ambulante de lanches, José do Carmo, fica no local há cerca de um mês e não se arrependeu de fixar um ponto. “Enquanto o pessoal fica aí, a gente fatura um pouquinho a mais. Todos os dias eu chego a vender mais ou menos 50 sanduíches, sem contar as coxinhas, os pastéis e os sucos. Eu daqui desse lado não posso reclamar”, ponderou, enquanto atendia outro pedido.

Fonte: 7Segundos

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos