IC Alagoano faz parceria com polícia cientifica espanhola

IlustraçãoIlustração

Durante visita ao Instituto de Criminalística de Alagoas por representantes da Comissaria General de Polícia Cientifica do Ministério do Interior da Espanha, a diretora do IC, Rosana Coutinho, recebeu a proposta de uma parceria entre os órgãos. O interesse da formação do projeto partiu após inspeção que integrantes da Cooperação Espanhola para o Desenvolvimento (AECID) fizeram aos Institutos que compõem a estrutura da Perícia Oficial de Alagoas em abril deste ano.

O novo projeto que ainda está em fase de construção, apresentará cursos de qualificação, seminários, palestras e ensaios de troca de experiências entre os peritos espanhóis e alagoanos. As principais áreas abordadas serão de atuação das perícias em locais de incêndios, explosões e na formação de um banco de dados para balística.

Segundo o Inspetor Espanhol Jacobo Orella, a expectativa é de quando pronto, o projeto seja colocado em prática pelo tempo de três anos, incluindo visitas técnicas na Espanha. “Na Espanha as forças policiais são integradas, incluindo a Polícia Cientifica que possui uma sede e cinco unidades de criminalística espalhadas pelo país com equipes formadas por peritos especialistas em diversas áreas. Tenho certeza que esses encontros com troca de experiência serão bastante produtivos”, afirmou Jacobo.

Para Rosana Coutinho, uma parceria como essa, além de positiva e ajuda no fortalecimento da qualidade dos serviços prestados pelo Instituto de Criminalística. “Nos últimos dez anos, quando os novos peritos assumiram suas funções através de concurso público percebemos o quanto evoluiu o IC de Alagoas. Isso ocorreu porque muitos são especialistas em áreas privativas da perícia. Então parcerias como essa que promovem a qualificação dos peritos só tem a acrescer o desenvolvimento da perícia criminal em Alagoas”, esclareceu a Diretora.

Nesse primeiro contato a comissão espanhola irá produzir um relatório sobre as carências e necessidades do IC Alagoano que irá subsidiar a construção do projeto de palestras. O mesmo documento ainda trará recomendações para o desenvolvimento de atividades práticas durante o andamento da parceria.

Participaram ainda do encontro os peritos criminais Severino Lira, assessor especial da Perícia Oficial, José Adriano Filho, Coordenadoria Setorial Administrativa, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Perícia Oficial e Comissário Juan Antonio, da comitiva espanhola.

Fonte: Aarão José/ Ascom POAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos