Forrozeiros de todo País são homenageados na Câmara de Maceió

O prefeito Cícero Almeida foi um dos homenageados na tarde desta sexta-feira, 9, na Câmara Municipal de Maceió.

Railton Teixeira/Alagoas24horasTenda instalada para populares engarrafou trânsito e não atraiu população

Tenda instalada para populares engarrafou trânsito e não atraiu população

O prefeito Cícero Almeida foi homenageado por seus dotes musicais na tarde desta sexta-feira, 9, na Câmara Municipal de Maceió. Ele engrossou o time composto por mais de 60 forrozeiros de todo o País, entre eles Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim e Xameguinho, que receberam o Troféu Luiz Gonzaga.

A solenidade, que contou com a presença de artistas, dez vereadores e secretários municipais podia ser acompanhada por populares por meio de telões instalados em frente ao prédio da Casa de Mário Guimarães.

A Câmara montou uma tenda com centenas de cadeiras para quem quisesse acompanhar a sessão, mas não atraiu o interesse da população, que não compareceu ao evento. A interdição da via, desde a manhã de hoje, causou vários engarrafamentos e transtornos aos condutores que trafegaram no Centro da capital.

Várias homenagens

Além do Troféu Luiz Gonzaga, outras homenagens foram concedidas. Elba Ramalho e Jorge de Altinho receberam o Título de Cidadão Honorário de Maceió e o prefeito foi agraciado com a Comenda Arnon de Mello. Já o poeta, cantor e compositor Petrúcio Amorim recebeu a Comenda Jorge de Lima.

O presidente da Câmara, vereador Galba Novaes abriu a sessão solene destacando que as homenagens são alusivas ao pré-centenário de Luiz Gonzaga e ao aniversário de 172 anos da capital alagoana. “Maceió é a primeira capital do País a conceder esse título. Essa sessão, onde os grandes homenageados são os próprios maceioenses, é para cultivar a cultura da terra”, frisou.

Em seguida, o vereador Marcelo Malta, presidente da comissão dos preparativos do pré-centenário de Luiz Gonzaga, fez um resumo da biografia da cantora Elba Ramalho, que tem 32 anos de carreira.

“A primeira vez que pisei no palco declamei um poema do alagoano Jorge de Lima”, revelou a cantora ao agradecer a homenagem. Em relação ao mestre Luiz Gonzaga, Elba relatou uma conversa que teve com o forrozeiro, que lhe disse, referindo-se a região Sudeste do País: “Loura, está na sua mão a missão de levar o forró lá para as bandas de cima”.

No dia 13 de dezembro, Dia Nacional e Municipal do Forró, a Câmara irá abrir um concurso para premiar a melhor composição de forró em homenagem a Gonzagão.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos