Vilela é homenageado por atuação durante as enchentes de 2010

Carlos Rudiney/Agência AlagoasAo receber a medalha, Teotonio disse ao ministro Fernando Bezerra que credita homenagem ao povo alagoano, que ajudou a reconstruir municípios atingidos pelas enchentes

Ao receber a medalha, Teotonio disse ao ministro Fernando Bezerra que credita homenagem ao povo alagoano, que ajudou a reconstruir municípios atingidos pelas enchentes

O Ministério da Integração Nacional prestou, nesta quinta feira (15), homenagem a pessoas que de alguma forma ajudaram a salvar vidas nos anos de 2010 e 2011, durante o exercício de suas funções profissionais, ou por ato voluntário, em momentos de crise e tragédias. O governador Teotonio Vilela Filho foi agraciado com a Medalha Defesa Civil Nacional 2011, por sua atuação durante as enchentes que atingiram Alagoas em junho de 2010.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, entregou as homenagens em uma solenidade no salão nobre do Clube do Exército, em Brasília.

Foram homenageados agentes de defesa civil, gestores públicos, jornalistas e cidadãos comuns que desempenharam importante papel durante um desastre natural, seja no resgate de vítimas de uma enxurrada ou na coordenação de ações de prevenção.

Os 50 homenageados receberam medalhas nas categorias: Grau de Grande Oficial, Grau de Comendador e Grau de Cavaleiro. Criada pelo Decreto nº 4217, de 6 de maio de 2002, a Medalha Defesa Civil Nacional premia civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, e instituições, que tenham prestado serviço ao País e à comunidade em assuntos de Defesa Civil.

Os exemplos de solidariedade, amor ao próximo e coragem envolveram policiais, bombeiros, médicos, homens, mulheres. Cidadãos comuns. Entre os agraciados estão dois moradores do município de São José do Vale do Rio Preto (RJ), Gilberto Branco Faraco e Daniel Lopes Cavalcante. No dia 12 de janeiro deste ano, eles salvaram a vida de uma senhora, puxando-a por uma corda durante enxurrada na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Outro exemplo reconhecido foi o trabalho de solidariedade do servidor da Prefeitura Municipal de Areal (RJ) Wallace dos Santos Machado. Ele usou voluntariamente seu carro de som para avisar aos moradores do município de Sumidouro (RJ) sobre o perigo que corriam por causa da enchente.

Teotonio Vilela disse que considera uma honra receber a medalha da Defesa Civil, mas que o crédito dessa homenagem é de todo o Estado de Alagoas, pela lição de solidariedade mostrada ao Brasil durante as enchentes que destruíram vários municípios do estado. Ele destacou que o povo alagoano mostrou amor, trabalho, coragem e solidariedade naquele momento.

“Recebo esta medalha como governador do Estado, mas ela pertence a todos os que trabalharam nas enchentes de junho de 2010. Pessoas anônimas, amigos, vizinhos, bombeiros e muitos outros. Essa medalha é mérito também para todos os que trabalharam no Programa da Reconstrução dos municípios afetados pelas chuvas, que trabalharam na reconstrução de casas, escolas, hospitais e toda a infraestrutura destas cidades. É em nome de todas estas pessoas que recebo a medalha”, afirmou Teotonio.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos