Governo entrega casas da Reconstrução no Vale do Paraíba

AscomEm Capela, 40 moradias no Residencial Otávio Gomes da Silva.

Em Capela, 40 moradias no Residencial Otávio Gomes da Silva.

Mais um dia de alegria e emoção para as famílias atingidas pelas enchentes do ano passado e que estavam abrigadas em barracas de lona na região do Vale do Paraíba. Nesta quarta-feira, o vice-governador e coordenador do “Programa da Reconstrução”, José Thomaz Nonô, entregou 77 moradias nos municípios de Cajueiro e Capela.

“A alegria de todos aqui é a alegria do governo Teotonio Vilela. Coordenar este processo de reconstrução é muito prazeroso, e os resultados me orgulham. Eu me alimento do sorriso do povo alagoano. Tivemos muito trabalho para transformar um pesadelo em um sonho e tornar este sonho realidade: que vocês passem o Natal em suas casas próprias”, declarou o vice-governador.

Em Cajueiro foram entregues 37 casas no Residencial Antônio Palmery Soriano Mello; e em Capela, 40 moradias no Residencial Otávio Gomes da Silva.

Para o prefeito de Cajueiro, Palmery Neto, o conjunto habitacional é o mais bem estruturado da cidade. “Esta é a melhor área para se morar em Cajueiro. Hoje entregamos casas em um conjunto com uma boa infraestrutura, com água, calçamento, área de lazer. O município só tem a agradecer ao governador Teotonio Vilela e ao vice-governador Nonô pelo incentivo, apoio e ajuda para que hoje possamos estar vivendo esse momento de alegria”, disse Palmery.

Em Capela, o prefeito Adelmo Calheiros Filho falou da homenagem ao capelense Otávio Gomes, que dá nome ao residencial. Ele é pai do secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otavio Gomes, que participou da inauguração. “Uma vez meu pai me disse: ‘meu filho, me faça dois favores – não me leve ao hospital e não me tire da Capela’. Não levá-lo ao hospital seria tarefa difícil. Ele faleceu no ano passado aos 96 anos de idade, e aqui está enterrado, como lhe foi prometido”, disse Luiz Otavio.

De acordo com o secretário adjunto da Infraestrutura Fernando Nunes, o Termo de Ajuste de Conduta assinado pelo Governo do Estado, construtoras, prefeituras e Ministério Público, garante os prazos para a conclusão das obras nos conjuntos. “Todos sabemos das dificuldades de se iniciar e concluir uma construção. Hoje é dia de agradecimento a todos os envolvidos. Essas famílias estão recebendo casas da melhor qualidade, dentro dos padrões do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’”, disse Fernando Nunes.

O superintendente da Caixa em Alagoas, Herbert Buenos Aires, destacou a solidariedade do povo alagoano. “A solidariedade é uma grande arma para enfrentar as dificuldades. Graças aos esforços conjuntos dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – estamos fazendo acontecer esse momento tão importante para a ida dessas famílias. Que todos façam dessas casas um lar de felicidade”.

Pela primeira vez dona de uma casa, D. Maria Aparecida não escondia a emoção. “Morava em uma casa de taipa, e agora vou viver em uma casa boa, com melhores condições de criar meus filhos”. Também é a primeira casa de D. Antônia da Silva, que possui um filho cadeirante. “A casa adaptada vai ajudar muito minha família. É um sonho realizado”, disse.
Segundo o vice-governador, até sexta-feira, serão entregues todas as casas para as famílias que estão em barracas. Ele ressaltou que as casas serão entregues sem nenhum ônus aos desabrigados, com a assinatura da medida provisória pela presidente Dilma Rousseff.

Cronograma

Nesta quinta-feira (22), a cidade de Branquinha recebe 144 casas no Residencial Raimundo Nonato Lopes e Rio Largo recebe 238 residências no Conjunto Francisco Tavares Granja. O município de Murici receberáamanhã 489 unidades habitacionais, sendo 333 no Residencial Pedro Tenório Raposo e 156 no Residencial Olavo Calheiros Novais.

Cada unidade habitacional possui 41m², divididos entre sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Além disso, 3% das casas são adaptadas para deficientes físicos e contam com rampas de acesso, barras de apoio e outros equipamentos que facilitam a mobilidade dos moradores. Os conjuntos serão todos pavimentados, com parcelamento do solo, terraplenagem, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água e de energia, além da instalação de equipamentos públicos, como escolas, creches e postos de saúde, entre outros.

Estiveram presentes além de lideranças políticas locais, o gerente regional da Caixa, Guido Palmeira; o secretário adjunto da Infraestrutura, Fernando Nunes, o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Luiz Eustáquio Toledo, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Fernando Toledo, o deputado estadual e presidente da Comissão das Enchentes, João Henrique Caldas, o diretor de Operação da Eletrobras Alagoas, Vladimir de Abreu, o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, e o padre Marcos, da Paróquia de Capela, representando o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antonio Muniz.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos