Convênio deve levar água potável para o semiárido alagoano

GoogleAssessoria Semarh

Assessoria Semarh

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Ivã Vilela, retornou a Maceió nesta quinta-feira (22) após assinar, em Brasília, um convênio entre o governo de Alagoas e o federal para o Programa Água Doce, que leva água potável para comunidades do semiárido alagoano. Serão aplicados mais de R$ 16 milhões apenas em Alagoas.

O documento foi assinado simbolicamente na sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA), nessa quarta-feira (21), pelo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), Nabil Bonduki, e o secretário de Estado, Ivã Vilela. O objetivo principal é fortalecer a metodologia do Programa Água Doce na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido alagoano.

Em Alagoas, o Programa Água Doce é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e atende diversas comunidades com o Sistema Simples de Dessalinização ou Unidade Demonstrativa. Para o secretário de Estado da SEMARH, Ivã Vilela, o convênio é um reconhecimento do governo federal pelo trabalho que está sendo desenvolvido aqui no estado.

O convênio com Ministério do Meio Ambiente irá ampliar seu sistema para mais 101 comunidades até o ano de 2014 e passa a vigorar a partir de sua assinatura. Serão novos sistemas de dessalinização simples com água potável e em alguns casos, como já existe em Estrela de Alagoas e Santana do Ipanema, haverá ainda piscicultura e plantação para engordar gado.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos