IMA intensifica ação com banhistas e estuda restringir área próxima à piscina natural

GooglePiscina natural da Pajuçara

Piscina natural da Pajuçara

Com a chegada do verão, aumento do número de visitantes às praias de Maceió e às piscinas naturais, o Instituo do Meio Ambiente intensifica as atividades de sensibilização dos banhistas com o Projeto Conduta Consciente. Como parte do Diagnóstico dos Ambientes Marinhos Costeiros, aproveita também para iniciar estudo que poderá transformar a conhecida Pedra do Amor em área restrita.

Amanhã (23) haverá duas equipes realizando as duas atividades. O grupo do Gerenciamento Costeiro (Gerco) irá interagir com banhistas na piscina natural da Pajuçara. A intenção é explicar a melhor maneira dos visitantes se comportar nos ambientes marinhos, evitando deixar lixo no local, retirar espécimes como souvenir e causar danos aos recifes.

A equipe do projeto Diagnóstico dos Ambientes Marinhos Costeiros dará início aos estudos para identificação da possível área de restrição. O local conhecido como Pedra do Amor está localizada a 1.330km da praia. Biólogos e estagiários farão mergulhos, registros e mapeamento para compor o levantamento que poderá estar pronto em até seis meses.

Segundo o biólogo, Carlos Eduardo Godoy, coordenador do projeto, o tipo de restrição dependerá desse estudo. Ele disse ainda dessa forma se contribui para a “recomposição da fauna, com o aumento do número de espécies como peixes, crustáceos e moluscos. A área se transforma também em uma zona de exportação para outros locais do mar”.

O projeto conduta consciente acontece durante todo o ano e é intensificado com a chegada do verão. O projeto Diagnóstico dos Ambientes Marinhos Costeiros é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e deverá durar três anos, através de convênio firmado com a Petrobrás.

Fonte: Clarice Maia/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos