Segunda audiência pública discute orçamento de Maceió

Alagoas24horasSegunda audiência pública discute orçamento de Maceió

Segunda audiência pública discute orçamento de Maceió

Líderes comunitários e representantes de toda a cidade de Maceió estiveram presentes na sétima edição do Parlamento na Praça, ocorrido na manhã desta sexta-feira (23), na Praça Lucena Maranhão, localizada no Bebedouro. O motivo de tanta representatividade foi devido à segunda audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi discutida durante o evento.

Abrindo a audiência, o presidente da Câmara, Galba Novaes (PRB), agradeceu a presença de todas as lideranças e lembrou a grande importância de realizar tais sessões itinerantes. “É aqui, nesta praça, que nós pedimos votos e é aqui que o vereador tem que estar para ouvir cada reivindicação. Esta é uma comunidade muito ativa, que hoje traz pedidos bastante relevantes, a exemplo do trânsito caótico da região. Vamos ouvir cada um dos moradores e respeitar suas colocações, levando estas discussões para o Legislativo municipal, de maneira que possamos resolver os problemas locais” – mencionou o presidente.

O parlamentar ainda destacou que uma vez que o Portal da Transparência do Parlamento municipal ainda não está disponível para a população, a Câmara de Maceió irá disponibilizar, à imprensa e à sociedade, um relatório de todos os gastos da Casa, deste ano. “É nosso dever mostrar em que foi investido o dinheiro do povo”.

Audiência Pública
O secretário municipal de Planejamento, Marzio Delmoni fez um balanço da última audiência publica, realizada nessa terça-feira (20), no plenário da sede da Casa de Mário Guimarães, e falou das expectativas para a segunda discussão. “Apesar de ter havido pouca representatividade, a primeira discussão referente à LOA foi bastante produtiva, pois as pessoas presentes apresentaram discussões muito positivas. Hoje, discutimos com um número maior de cidadãos e percebemos que, ano após ano, o Executivo municipal tem andado em sintonia com a sociedade, uma vez que apresentamos uma proposta de investimento voltada para ações sociais, com foco na educação, saúde, esporte, lazer e cultura, que são os aspectos mais cobrados pela população maceioense” – explicou o secretário.

Quando indagado se o município tem algum plano de investimento que diminua os efeitos da violência em Maceió, Marzio informou que a prefeitura investirá na prevenção do problema, através do conceito de cidadania. “O combate ostensivo à violência não é competência do município, mas a população poderá contar com o investimento em ações de cidadania, que irá reduzir, consideravelmente, a violência na cidade de Maceió”, esclareceu.

O ponto mais reivindicado pelos moradores do Bebedouro foi a mudança no trânsito da Rua Bruno Ferrari. Para o líder comunitário Marcos Braga, a ação da prefeitura foi um desrespeito à comunidade local. “As pessoas dormiram e acordaram com tratores já realizando a obra. Não houve uma pesquisa de opinião, nós fomos ignorados. A mudança foi feita, e o problema não foi resolvido, ao contrário, dobrou” – disse.

Também a estudante Marília Braga reclamou da alteração. “Nasci e cresci nesta rua. A maioria dos moradores daqui é idosa e hoje eles não podem sequer sentar-se nas portas para conversar. Pedimos que vocês olhem para esta comunidade, pois também pagamos impostos”.

As demais lideranças comunitárias pediram investimentos na educação, saúde e lazer. “Temos uma demanda muito grande de crianças que não têm alternativas de lazer. Além de mães que trabalham e não têm onde deixar seus filhos. Queremos que o poder público cumpra seu papel e ofereça o mínimo de condições de vida para a população” – pediu o líder comunitário do Village Campestre II, Fernando José dos Santos.

Como é de praxe em todo Parlamento na Praça, durante o evento a população presente pôde usufruir de vários serviços gratuitos como exames médicos, cortes de cabelo, consultas oftalmológicas e emissão de documentos. Na ocasião, a comunidade também pôde apreciar a apresentação do Pastoril Menino Jesus, do Cambona.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos