Areski Freitas toma posse em União

Fotos: AssessoriaVice-prefeito Adeildo Sotero em discurso

Vice-prefeito Adeildo Sotero em discurso

Em solenidade que contou com a presença do ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, do senador Renan Calheiros (PMDB), deputado estadual Nelito Gomes de Barros (PMN) e prefeitos da região, o prefeito de União dos Palmares, Areski Dâmara de Omena Freitas Júnior, o Kil (PTB) foi empossado para o segundo mandato, na noite desta quinta-feira, dia 1º. A sessão solene foi realizada no auditório do Centro Administrativo Antônio Gomes de Barros, sede da prefeitura de União, sendo acompanhada por um grande número de pessoas.

Além de Kil Freitas, foram empossados ainda o novo vice-prefeito da cidade, Adeildo Sotero (PRB) e os nove vereadores que irão compor o Poder Legislativo municipal no período 2009-2012. Os trabalhos foram abertos inicialmente pelo presidente da Câmara, vereador Edvan Correia dos Santos, o Bobo (PTB). Em seguida, ele passou o comando dos trabalhos ao vereador mais votado nas eleições de 5 de outubro, Bruno Praxedes (PSDB) para que o mesmo desse posse ao prefeito Kil e ao seu vice Adeildo Sotero, bem como aos demais vereadores.

Após o ato, os vereadores se reuniram para eleger a nova Mesa Diretora para o biênio 2009-2010, sendo o atual presidente do Legislativo palmarino, Edvan Correia, reeleito por sete votos e duas abstenções.

Apoio de Renan

Em nome das autoridades presentes falou o ex-governador Manoel Gomes de Barros, que foi prefeito do município entre os anos de 1977 e 1982. Mano aproveitou a presença do senador Renan Calheiros para pedir mais apoio ao município através da liberação de verbas federais para a implantação de obras estruturantes, como calçamento e saneamento básico. Lembrou ainda que durante sua passagem pelo governo de Alagoas (1997/98), o apoio de Renan foi de grande valia para que naquele momento o Estado conseguisse retomar sua normalidade após a série de problemas que enfrentou antes da renúncia do então governador Divaldo Suruagy.

“Renan tem sido um lutador, um batalhador incansável por Alagoas. Ninguém trouxe mais recursos para Alagoas que o Renan, ninguém é mais atencioso com seus amigos que o Renan. Quando governador de meu Estado fui buscar o apoio de Renan em Brasília e por isso sei o quanto é importante o senador Renan Calheiros para que o prefeito Kil possa fazer o que vai fazer em prol de nossa cidade, que anda muito necessitada de obras estruturantes para oferecer uma melhor qualidade de vida ao nosso povo”, afirmou Mano, em seu discurso.

Mano lembrou ainda que mesmo sendo empossado naquele momento, o prefeito Kil passa por momentos de expectativa por conta do inconformismo do grupo que perdeu a disputa eleitoral. “Quis a maioria do povo palmarino eleger o prefeito e o vereadores para esse mandato que agora se inicia, portanto aos derrotados peço que deixem o prefeito trabalhar, que eles procurem arrumar votos para vencer a eleição e não buscar vitória por outros meios que não sejam a vontade do eleitor palmarino, que merece ser respeitado”, disse.

Geração de emprego

Em seu discurso, o prefeito reeleito Areski Freitas afirmou que seu segundo mandato terá como uma de suas metas principais a geração de emprego e renda para o palmarino. Kil disse ainda que irá contar com um secretariado eminentemente técnico para que as ações de desenvolvimento possam ser implantadas. “Hoje o nosso maior produto de exportação é o cortador de cana, não desmerecendo essa classe trabalhadora, mas que serve para mostrar o quanto nossa cidade é carente de emprego”, disse ele.

Um dos pontos que o prefeito pretende desenvolver é o turismo, aproveitando para isso o potencial que União dos Palmares oferece, como a Serra da Barriga, que já conta com uma estrutura para receber visitantes, mas que segundo ele, precisa ser melhorada. Kil Freitas também ressaltou o importante apoio que tem recebido do senador Renan Calheiros através da colocação de emendas no valor de R$ 2 milhões no orçamento da União para que sejam investidos em obras de saneamento básico no município.

“Quero dizer que não estou aqui hoje por acaso. Durante toda a campanha eu orei e pedi todo dia a Deus que só me fizesse prefeito de novo de União dos Palmares , se eu pudesse trabalhar a sua obra, que é ajudar as pessoas e trabalhar com honestidade e acima de tudo transparência, para que a nossa cidade a cada dia possa cada vez mais se desenvolver com fraternidade, respeito e acima de tudo progresso”, completou o prefeito em seu discurso. “Quero dizer também que a partir de agora sou o prefeito de todos os palmarinos e não somente daqueles que em mim votaram”, frisou.

Kil Freitas fez ainda uma saudação ao ex-prefeito José Pedrosa, que faleceu em julho do ano passado, durante a campanha eleitoral. "Quero aqui registrar meu contentamento e minha alegria em ter sido companheiro de Zé Pedrosa, um homem que confiou em mim desde quando iniciamos nossa trajetória política em 2004 quando fui candidato a vice-prefeito, depois quando me convidou para ser secretário de Educação e por fim ao me lançar candidato a prefeito pelo seu grupo político", afirmou.

Quanto ao secretariado para seu segundo governo, o prefeito Areski Freitas só irá anunciar oficialmente os nomes dos secretários na segunda-feira, 5. De acordo com ele, alguns nomes ainda estão sendo definidos, bem como sobre mudanças que devem acontecer em algumas pastas. De concreto mesmo, apenas a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, que terá como secretária Edvane Calixto, que foi secretária de Assistência Social no governo Pedrosa. Outros nomes devem compor a nova equipe a partir de segunda.

Além de Mano e do prefeito Kil, fizeram ainda uso da palavra o vice-prefeito Adeildo Sotero, os vereadores Fabian Holanda (PTB), Gildo Brito (PRP), Benedito José dos Santos-Biu Crente (PRB), Edvan Correia (PTB), Bruno Praxedes (PSDB), Manoel Feliciano e Almir Belo, ambos do PT. Estiveram presentes ainda a nova prefeita da Branquinha, Renata Freitas (PMDB), o prefeito reeleito de Santana do Mundaú, Elói da Silva (PP) e de São José da Laje, Paulo Roberto Pereira de Araújo, o Neno, além de secretários municipais, ex-vereadores e familiares dos empossados.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos