Ex-vereador volta à Câmara depois de mudanças no secretariado

Secom Maceió/ArquivoAlan Balbino volta ao Poder Legislativo municipal

Alan Balbino volta ao Poder Legislativo municipal

O ex-vereador Alan Balbino (PP) vai voltar à Câmara Municipal de Maceió por conta das mudanças feitas – por Cícero Almeida – no secretariado da Prefeitura Municipal da capital alagoana.

Balbino passa a ocupar a vaga do vereador Carlos Ronalsa (PP), que retorna à pasta do Abastecimento, conforme publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 8. Ronalsa já havia ocupado a pasta durante a primeira gestão de Almeida, quando ainda se chamava Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, antiga Semica.

Cícero Almeida chegou a pensar em acabar com a pasta do Abastecimento, ao esboçar a reforma administrativa que ampliou os poderes da pasta da Secretaria de Turismo, que passa a ser Secretaria de Turismo e Indústria, e da Infraestrutura, que se amalgamou à extinta Somurb. Almeida – com relação à Secretaria de Abastecimento – resolveu voltar atrás por conta das “composições políticas”.

O prefeito já havia anunciado inclusive a saída do ex-secretário de Abastecimento, Edinaldo Marques, que passa a ser substituído por Ronalsa, para que Balbino possa retornar ao Poder Legislativo municipal. Edinaldo Marques, que já passou pela Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), durante a primeira gestão, deve ficar fora do governo de Almeida, em definitivo. Atualmente, a SMCCU é ocupada por Ivã Vilela, que já esteve à frente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.

Por duas vezes, Marques deixou as pastas por conta de acordos políticos. No caso da SMCCU, o prefeito precisou relocar Ivã Vilela – que é tido como um grande parceiro por Almeida – já que a SMTT havia sido ocupada pelo PTB do senador e aliado Fernando Collor de Mello. A expectativa é que outras mudanças venham a ocorrer nos próximos dias.

Outra mudança feita por Almeida se deu na Secretaria de Esportes e Lazer. Sai Luciano Cabral, que passa a ocupar a função de secretário-adjunto na mesma pasta, e entra o ex-vereador Eduardo Canuto (PV). Cícero Almeida manteve ainda – apesar do PCdoB ter votado em Dudu Holanda (PMN), para a presidência da Câmara Municipal de Maceió – o acordo com os comunistas e indicou Eduardo Bonfim, para a Fundação Municipal de Ação Cultural. A especulação era de que Marcelo Malta (PCdoB) fosse nomeado, o que ainda não ocorreu.

As próximas mudanças dentro da estrutura do primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Maceió podem ocorrer – conforme os bastidores políticos – nas pastas da Educação e da Saúde. O prefeito confirma que pode haver mais mudanças, mas não detalha quais, nem em que pastas.

Balbino

No caso de Balbino, que retorna à Câmara Municipal, ele também já ocupou o secretariado de Almeida durante a primeira gestão do prefeito de Maceió. Alan Balbino assumiu a secretaria de Assistência Social, depois da crise da desabilitação desta por parte do Governo Federal como gestora de verbas. Depois de Balbino, a pasta ainda teve mais dois secretários, incluindo a atual Sandra Arcanjo, até que fosse reabilitada no final do ano passado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos