Ataques seguem em Gaza, apesar da ONU

AFPGaza sob bombardeio nesta sexta-feira (9).

Gaza sob bombardeio nesta sexta-feira (9).

Os ataques da aviação e da artilharia de Israel à Faixa de Gaza continuaram nesta sexta-feira (9), ao mesmo tempo que ativistas palestinos lançaram 15 foguetes a partir de Gaza contra o território israelense, depois que Israel e o Hamas rejeitaram a resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia o fim imediato do confronto.

Navios de guerra israelenses bombardearam durante a madrugada vários objetivos na costa da Faixa de Gaza, matando ao menos 16 pessoas.
Veja a cobertura completa dos ataques a Gaza

Os foguetes palestinos, do tipo Grad, caíram no sul do país, em Ashdod e Beer Sheba (a 40 km da Faixa de Gaza), ferindo uma pessoa.

Israel interrompeu novamente nesta sexta as operações militares na Faixa de Gaza, obedecendo a sua determinação de respeitar as três horas diárias de cessar-fogo por razões humanitárias, informou um porta-voz militar. Mas, segundo testemunhas, os confrontos em terra prosseguiram mesmo durante a trégua.

Tanques dispararam contra alvos do Hamas em Jabalia, Beit Lahya e no bairro de Zeitun, na Cidade de Gaza. Em Jabalia, um dos projéteis caiu em uma carpintaria ao lado de um posto de gasolina, causando um grande incêndio.

Israel já havia interrompido na quarta e quinta-feira seus bombardeios na região para permitir que a população se reorganize. Israel, além disso, permitiu a passagem de um comboio de 50 caminhões de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

Vítimas
Desde o início da ofensiva israelense em 27 dezembro, 763 pessoas morreram do lado palestino, e os feridos ultrapassam 3.100.

Do lado de Israel, 13 pessoas morreram e 154 pessoas ficaram feridas, 123 delas sem gravidade.

Sem trégua
O primeiro-ministro israelense Ehud Olmert afirmou que Israel vai prosseguir com sua campanha militar em Gaza apesar da resolução de cessar-fogo imediato tomada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Olmert argumentou que os palestinos continuaram lançando foguetes sobre o território israelense. Segundo ele, o Exército continuaria defendendo Israel. "O lançamento de foguetes nesta manhã só mostra que a decisão da ONU é impraticável e não será cumprida pelas organizações palestinas assassinas", disse ele em comunicado.

Mais tarde, o gabinete de segurança de Israel confirmou a continuidade dos ataques.

Na noite de quinta, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que pedia cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, a retirada das tropas israelenses e a entrada sem impedimentos de ajuda humanitária no território palestino.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos