Sesau lança Operação Verão sem Dengue

A Força Tarefa de Combate à Dengue, formada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, inicia na próxima quinta (15) a operacionalizar o Plano Estadual Integrado de Intensificação das Ações de Combate à Dengue, mobilizando cerca de 75 pessoas em inspeções nas instituições públicas e privadas da capital. A concentração será às 8h, na sede do Batalhão Motorizado (Farol).

A atividade tem como meta eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti em imóveis com grande circulação de pessoas, por ser maior o risco de disseminação do vírus, principalmente durante o Verão. A atuação será por meio de pesquisa de larvas, captura de focos, tratamento químico, eliminação de criadouro e depósitos inservíveis.

As vistorias serão realizadas por 50 soldados do Exército, que foram treinados pela Sesau no mês passado, além de 25 técnicos das áreas de Promoção da Saúde, Laboratório e Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental.

De acordo com Célia Torres, Superintendente de Vigilância em Saúde, essa operação é a primeira ação prática do Plano Estadual, que intensifica os trabalhos feitos durante todo o ano. "Capacitamos 50 soldados do Exército para atuar na prevenção, além de 700 enfermeiros e 300 médicos que foram atualizados no atendimento adequado do paciente suspeito de dengue", explicou.

Ela informou que cada instituição que será visitada vai relacionar três profissionais que acompanharão as atividades, ficando responsáveis pela continuidade das ações de combate ao vetor. "Essas pessoas serão multiplicadoras e após seis meses, vamos voltar a estas instituições para avaliar o trabalho", lembrou.

Na quinta-feira (15), das 8h às 13h, as ações se concentrarão na sede do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado; no dia 16, a inspeção ocorre na sede da Sesau e seus anexos que ficam na Av. da Paz, Jaraguá. Já nos dias 20 e 21, os cinco ambulatórios 24h e o Hemoal receberão as equipes.

Nos dias seguintes, a Força Tarefa será dirigida para o prédio da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), secretarias estaduais, órgãos do Ministério da Saúde, Funasa, entre outros. A partir do dia 10 de fevereiro as vistorias serão expandidas para o interior do Estado.

Mobilização

Para discutir o engajamento das instituições parceiras, a Sesau convocou uma reunião extraordinária, marcada para a próxima terça (13), às 9h, com o Comitê de Mobilização de Combate à Dengue, no Memorial da República (Av. da Paz, Jaraguá).

Alagoas registrou durante o ano passado 19.479 casos de dengue clássica; 517 das formas graves e 14 óbitos, sendo dois em Maceió e os demais espalhados pelos municípios de Atalaia (1), Marechal Deodoro (1), Arapiraca (1), Pilar (2), Olho D’Água das Flores (1), Estrela de Alagoas (1), Boca da Mata (1), Campo Alegre (2), Delmiro Gouveia (1) e Teotônio Vilela (1).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos