Vale Verde solicita licença de instalação em AL

Mais um passo decisivo foi dado nesta quarta-feira, dia 15, para a consolidação do empreendimento da Mineração Vale Verde no Estado de Alagoas. Em cerimônia na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), o diretor executivo da empresa, Carlos Bertoni, entregou o requerimento com o pedido de Licença Ambiental de Instalação para o Projeto Serrote da Laje, localizado na área rural do município de Craíbas.

Carlos Bertoni destacou a importância de vencer mais esta etapa, explicando que durante um ano foram elaborados dezoito relatórios técnicos descrevendo os planos de controle ambiental do empreendimento. Os projetos, organizados por especialistas do Brasil e Canadá, contemplam a estrutura física (gestão de recursos hídricos, resíduos, qualidade do ar e ruídos) e o meio ambiente (proteção da fauna e flora, educação ambiental e plano de fechamento da mina).

“A Mineração Vale Verde irá destinar 0,5% do investimento, à título de compensação ambiental nessas ações. Uma vez analisados pelo IMA, esses estudos serão amplamente discutidos com todos os interessados no projeto, principalmente com as comunidades vizinhas ao empreendimento”, afirma o diretor-executivo da empresa.

“A tônica do governo Teotonio Vilela Filho é que o desenvolvimento deve estar atrelado ao bem-estar da sociedade. Nesses 18 meses de processo de instalação da Mineração Vale Verde observamos a seriedade e compromisso dos investidores com Alagoas. Agora é a vez de o governo fazer a sua parte”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.

Luiz Otavio acrescentou que as necessidades na infraestrutura estão recebendo total empenho do governo de Alagoas, como a instalação de nova linha de transmissão de energia elétrica e abastecimento de água.
Para o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge, o Estado tem de avançar em desenvolvimento. “Não podemos perder nenhum empreendimento que gere emprego e renda, especialmente a Vale Verde, que será instalada numa região carente”, argumentou.

Adriano Augusto reforçou que desde o ano passado a Vale Verde vem explanando ao IMA os detalhes do projeto ambiental da instalação da sua planta e a consequente exploração de minério. “Durante algumas reuniões, a direção da mineradora mostrou em detalhes, seu compromisso com as boas práticas ambientais. O projeto engloba ações de educação ambiental, plano de gestão da flora e da fauna, dentre outros. A preocupação com o desenvolvimento do Estado tem de estar diretamente ligada ao bem estar da população, e isso implica num plano seguro para manter o meio ambiente em condições saudáveis”, afirmou o diretor-presidente do IMA, afirmando que os técnicos do Instituto acompanharão de perto todo o processo de instalação e exploração da Vale Verde.

Durante a solenidade, o diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA, Carlos Soares ainda apresentou algumas propostas de parcerias, principalmente calcadas na implementação de programas de Educação Ambiental que poderão vir a ser desenvolvidas pelo Instituto do Meio Ambiente.

Fonte: Flávia Batista/Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos