Teto da Igreja Renascer desaba em São Paulo

Rio – O teto da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo, no Cambuci, Zona Leste de São Paulo, desabou durante o culto da noite deste domingo, por volta das 19h. Segundo o Porta-voz dos bombeiros, o tenente Miguel Jodas, pelo menos sete pessoas morreram. O número de feridos já passa de 50, sendo oito em estado mais grave.

Segundo o tenente Miguel Jodas, porta-voz do Corpo de Bombeiros, quatro das sete vítimas fatais do desabamento da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, em São Paulo, são mulheres. Os demais corpos estavam nos escombros e não foi possível, até a 0h30, saber a identidade deles.

As equipes de resgate que atuam nos escombros da sede da Renascer trabalham com a possibilidade de que haja mais vítimas sob os escombros. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 76 pessoas ficaram feridas, sendo seis em estado grave.

As vítimas foram levadas para o Hospital de Clínicas, Hospital São Camilo, no Ipiranga, e para os prontos-socorros de Vila Maria, Tatuapé, Jabaquara e Vergueiro.

Segundo informações da Assessoria de imprensa da Renascer, no momento do acidente, a igreja estava bem abaixo de sua ocupação total, com menos de 100 fiéis. No horário, muitas pessoas que participaram do culto das 18h haviam deixado o local para dar lugar aos participantes do culto seguinte, marcado para 19h.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, não houve reforma no teto da igreja como teria informado um dos funcionário da Igreja. A última grande reforma foi feita há 4 anos, sendo mantida totalmente em ordem a documentação do imóvel.

O templo, que fica na avenida Lins de Vasconcelos, é sede mundial da Igreja, com capacidade para duas mil pessoas Foi lá que o jogador Kaká casou em dezembro de 2005.

Sobre a Igreja

A Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo é uma denominação evangélica de linha neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. A Igreja Renascer controla hoje uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e possui a Fundação Renascer mantenedora de suas obras assistenciais.

Estima-se haja hoje cerca de 1500 templos espalhados por todo o Brasil e países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Japão, entre outros, somando mais de dois milhões de fiéis. A Renascer é considerada a segunda maior denominação neopentecostal brasileira.

Fundadores acusados de vários crimes

Desde 2006, a Renascer está envolvida em polêmica. Os fundadores da corrente religiosa, Estevam e Sônia Hernandes, respondem a processo na 1ª Vara Criminal de São Paulo por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e estelionato. Na denúncia, o Ministério Público afirma que, depois de fundarem a Igreja, os dois teriam passado a arrecadar altos valores em dinheiro, “às custas de ludibriar fiéis e deixar de honrar incontáveis compromissos financeiros”.

Segundo o MP, o aumento de patrimônio do casal, em 20 anos, seria reflexo de ganhos com a exploração da fé. A igreja teria assumido caráter de organização criminosa, de acordo com a denúncia. Hernandes e Sônia tentaram, sem sucesso, arquivar a ação no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.

Há dois anos, o casal foi preso ao tentar entrar em Miami, Estados Unidos, com US$ 56,4 mil não declarados. Eles ficaram cinco meses na cadeia. Hoje o casal cumpre pena em liberdade condicional e não pode deixar os Estados Un idos até junho.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos