Judiciário inaugura fórum de Quebrangulo

TJ-ALNovo fórum atende moradores de Quebrangulo e Paulo Jacinto

Novo fórum atende moradores de Quebrangulo e Paulo Jacinto

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) inaugurou, nesta quarta-feira (28), mais um fórum no interior do Estado. Dessa vez, o município de Quebrangulo foi beneficiado, dando continuidade ao projeto de interiorização das ações do Judiciário, proposto pelo presidente do TJ/AL, desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira. O Fórum Tabelião Jerônimo da Cunha Lima beneficiará não apenas os quebrangulenses, mas também a população do município de Paulo Jacinto.

O desembargador-presidente do TJ/AL justificou a inaugurão do novo prédio, completamente moderno em termos de equipamento e mobiliário, afirmando que "é imprescindível que o Judiciário acompanhe a evolução da sociedade, daí dizer que o desenvolvimento das vias adequadas a aperfeiçoar a prestação jurisdicional é condição expoente a ser, por todos, perseguida". Nesse cenário, o desembaragdor Hollanda Ferreira ainda ressaltou que ante as fortes reivindicações do corpo social, maximizar a atuação do Poder com eficiência e efetividade é caminho decisivo para a concretização de uma justiça digna.

O dever do gestor público de oferecer o melhor possível em termos de atendimento aos jurisdicionados também foi motivo de relevante destaque no discurso do presidente do TJ/AL. "É dever de todo administrador oferecer àqueles que aos fóruns judiciais se dirigem, ao mínimo, um ambiente apropriado, dotado de estrutura adequada que garanta a operacionalização das atividades ali exercidas", justificou.

Com investimento de cerca de R$ 700 mil, o fórum é o resultado da parceria entre o TJ/AL, através do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), e a prefeitura municipal de Quebrangulo, responsável pela doação do terrreno onde o prédio foi construído. Para o prefeito do município, Marcelo Ricardo Vasconcelos Lima, o novo fórum é a concretização de um sonho antigo, já há muito tempo acalentado pela população local. "Acompanho, desde criança, o desenvolvimento do Poder Judiciário em Quebrangulo. No passado, o fórum já passou a funcionar em uma sala anexo ao cartório. Em 87, com muito esforço do então juiz da comarca Alcides Gusmão da Silva, o fórum ganhou uma nova sede, em um prédio antigo, com mobiliário doado pela comunidade. Quebrangulo já merecia um fórum à sua altura", explicou.

"Ganha o Judiciário, ganha o povo de Quebrangulo"

Com cerca de 900 processos em tramitação e com a recente desativação da comarca de Paulo Jacinto, a comarca de Quebrangulo passa a contar com instalações condignas para a realização das suas atividades cotidianas. Segundo a juíza substituta da comarca, Clarissa Mascarenhas, o sentimento que melhor representa o momento é o de satisfação. "É uma satisfação dupla que sinto neste momento. Primeiro, por oferecer instalações adequadas para o digno atendimento aos jurisdicionados e, em segundo lugar, por representar a concretização de um novo momento do Judiciário, que inclui a virtualização dos processos e a modernização das instalações das comarca. Assim, ganha o Poder Judiciário e ganha o povo de Quebrangulo", contextualizou a magistrada.

"Presenciamos hoje mais uma etapa da transformação do Poder Judiciário. Assistimos a um momento de valorização dos municípios de nosso Estado, oferecendo maior comodidade e importância à população do interior" finalizou o presidente do TJ/AL, José Fernandes de Hollanda Ferreira.

Fonte: TJ-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos